quarta-feira, 2 de abril de 2008

Surman, Bruce & Hiseman - Jazz in Britain 1971-78


Lamentavelmente não encontrei muita informação sobre este trio jazzístico formado pelo baixista Jack Bruce, o saxofonista John Surman e o baterista Jon Hiseman. Tudo que sei é que o encontro ocorreu para a transmissão do programa Jazz in Britain, da BBC, e foi gravado em 10 de agosto, de 1971, no Maida Vale Studios de Londres, na Inglaterra, indo ao ar no dia 31 do mesmo mês. O segundo disco registra o re-encontro deles para o mesmo programa de rádio, gravado em 24 de junho, de 1978, no estúdio Third Stroke e transmitido dia 4 de setembro. Aparentemente o único motivo para o encontro foi mesmo o programa de rádio, pois não houve nenhuma série de shows ou qualquer outra gravação na intenção de se lançar um disco oficialmente.

Mas o disco acabou saindo trinta anos depois com o nome de Jack Bruce: Spirit – Live at the BBC 1971-1978. Lançado pela Polydor (UK) em 17 de março deste ano. Nesse lançamento oficial há o registro de outros encontros ocorridos, respectivamente em 1975 e 77. Se o disco da Polydor traz mais músicas, esses dois bootlegs não deixam a desejar, porque neles encontramos faixas que não foram incluídas no oficial. É realmente uma agradável surpresa a desenvoltura de Jack Bruce tocando jazz com o baixo acústico, eu já tinha ouvido algo assim no disco Things We Like (1970), aonde ele toca com o guitarrista John McLaughlin, mas eu tenho a impressão que nestas gravações Bruce está bem mais relax, talvez porque não existia nenhuma pretensão maior do que uma jazz session para um programa de rádio.





Surman, Bruce & Hiseman - Jazz in Britain

Jack Bruce joined drummer Jon Hiseman and saxophonist John Surman to record a session for BBC Radio Three’s Jazz in Britain series on the 10th August 1971. This session featured a number of specially recorded works, including Jack’s “Gone”, “Clearway” and the earliest recording of a piece that would feature as part of Jack’s live set both with his own band and with West, Bruce and Laing - the excellent “Powerhouse Sod”. In 1978 Jack Bruce reunited with Jon Hiseman and John Surman to record a new session for BBC Radio Three in June 1978 for the programme ‘At the Third Stroke’, part of the Jazz in Britain series. Three improvisational works were recorded, “Fifteen Minutes Past Three”, “Ten to Four” and “Twenty Past Four”, and the session was an interesting musical exercise.







Surman, Bruce & Hiseman - Jazz in Britain 1971
Surman, Bruce & Hiseman - Jazz in Britain 1978

4 comentários:

Eu Ovo disse...

Sem comentários!

Boa demais essa postagem - ainda bem que o 1º de abril já passou - se não eu ia ficar cabreiro com essa sessão de bootlegs.

Dois com Jack Bruce - tocando jazz - e um com Jimmy Page.

Vc, por acaso tá tentando compensar a mulekagem do EdSom?

Vc viu que um blogui (desse que copia conteudo) já catou o material do post dele e colocou no ar no dia seguinte?

mandei o link pra ele lá nos comentários dele - depois vc dá uma olhada se quiser.

abração e valeu pelos bootlegs.

woody disse...

E aí Bruno!
Cara, eu caí de otário na sacanagem do Mr.EdSom, levei na esportiva, mas não curti a idéia, jamais faria uma coisa dessas aqui. Então pode baixar tranqüilo que não é fake não.
Esse som do Jack Bruce com o Surman é muito legal, jazz tradicional sem cheiro de mofo. O Jimmy Page tb é ótimo. Quanto ao compensar a mulecagem do EdSom, eu não tenho nada a ver com aquilo e tão pouco compartilho a idéia. Cada um, é cada um!

Eu Ovo disse...

Eu concordo contigo em gênero número e grau.

Também jamais faria uma coisa dessas no meu blogui.

Imagino que aquele cara que comentou por lá - que procurava há 20 anos por esse disco - jamais vai entrar no blogui dele de tanta raiva que passou.

Quanto ao som do Bruce é bom demais esse disco - o bootleg do Jimmy Page tmb.

Eu sim, atuei quase como forma compensatória para o post do EdSom.

Eu coloquei lá no EUOVO os bootlegs das reuniões do Led (95 hall of fame e 2007 O2) - e inclui mais bootlegs do cream - 93 hall of fame e as 4 noites de gravações do show no Royal Albert Hall (essas gravações foram feitas da plateia e mais valem como registro sonoro - pq a qualidade não está muito boa).

Tmb coloquei o disco Royal Albert Hall lançado em 2005.

abração,
Bruno

woody disse...

Valeu o toque Bruno!
Tenho uma penca de bootlegs do Led, inclusive outtakes de estúdio, não curto muito registros feitos da platéia porque, em geral, o áudio deixa bastante a desejar, mas existem exceções. Quanto ao Cream eu estava justamente pensando em postar um disco, ainda não sei bem qual, vou até passar lá no Eu Ovo para conferir os que vc postou. Na verdade neste exato momento estou trabalhando num post do Ginger Baker Jazz Trio, pois minha intenção é postar um disco de jazz de cada um dos integrantes do Cream, o primeiro foi o Jack Bruce, agora vem o Baker e para finalizar um disco do Clapton tocando jazz. Não sei se vc conhece, mas é conhecido como o "Unreleased Album".
Royal Albert Hall lançado em 2005 eu tenho, é um discaço! Lembro que na época surgiu um boato de que o Clapton topou fazer o show para dar uma força para os outros dois que estavam meio caidos, já que os direitos das músicas pertenciam ao Clapton. O que é a coisa mais estúpida que eu já ouvi. Até porque a maioria das músicas do Cream são da dupla Bruce e Brown, este último nem tocava com eles, só fazia letras, era artista plástico e projetou a capa do Cream Disraeli Gears. Com o fim do Cream o Jack montou o West, Bruce, Laing e ainda gravou mais uma penca de discos por aí, inclusive com o Robin Trower, que se não foram um sucesso de vendas, também não foram mal. O Ginger também se virou muito bem depois do Cream, com o Air Force e outros grupos. Se o show rolou por caridade, a caridade foi com terceiros e não entre eles.

Abraço,
WOODY