quarta-feira, 11 de julho de 2007

Sonic Youth - Studio 104 [2006]



Visivelmente influenciado por Velvet Underground e The Stooges, o Sonic Youth é uma banda que surgiu no cenário underground nova-iorquino no início dos anos 80, mais ou menos na mesma época de grupos como R.E.M. e Hüsker Dü, mas com uma proposta alternativa que rompia com a estrutura convencional do rock’n’roll. Passados 20 anos o Sonic deixou sua marca na história do rock mundial lançando discos clássicos como Sister (1987), Daydream Nation (88) e Dirty (92), se transformando em um dos maiores expoentes do rock experimental, tão importantes quanto os grupos que o influenciou. Em 19 de Abril, de 2006, dois meses antes do lançamento do seu mais recente trabalho, Rather Ripped, o Sonic Youth fez uma audição privada no Studio 104 em Paris. A apresentação foi transmitida pela rádio francesa FM 92.3 Le Mouv onde o grupo mostrou oito musicas das 12 do novo disco. É justamente dessa transmissão que saiu este bootleg, Studio 104.




Sonic Youth - Studio 104
On April 19, 2006, almost two months before the US release of their latest album, Rather Ripped, Sonic Youth played a private show at Studio 104 in Paris. The show was broadcast on French RM92.3 Le Mouv and the group previewed eight out of the new album's 12 songs.




Sonic Youth - Studio 104 1
Sonic Youth - Studio 104 2

4 comentários:

Anônimo disse...

Interessantíssimo esse post. Talvez eu tenha visto em algum outro blog post do SY, mas não estou lembrado. Você, Woody, assim como outros, fala da influências de VU e Stooges. Apesar da fama do Velvet Underground, conheço muito pouco de sem som. Quanto aos Stooges, já tive os dois primeiros vinis do grupo(nacionais) e caí na besteira de trocá-los. Tanto o VU quanto o Stooges, no meu modo de pensar, são bem diferentes do Sonic Youth. Os Stooges, por exemplo, estão mais pro rock. A música do SY é mais difícil de assimilar; sem refrão e, como todos sabem, com muita distorção. SY se tornou, até certo ponto, popular, contudo é um grupo bem menos convencional que os Stooges. Vocais diferentes, guitarras diferentes, baixo diferente. E, devido a presença da deliciosa Kim Gordon, Sonyc Youth é bem sensual. O punk surgiu por volta de 1977. Daí foram surgindo outros rótulos: new wave, new romantic, tecnopop, pós-punk... E muita gente pegou a mania de dizer que tudo era new wave. Bem, desses conjuntos "new wave", os dois que mais gostei foram: Joy Division e Sonic Youth. Do segundo, tenho 8 discos, 4 vinis e 4 cds. Adoro o grupo. Parabéns pelo post.
Tudo de bom!

woody disse...

Caro Roderick,
como vc bem notou, influenciado por Stooges não quer dizer que tenha que fazer um som parecido. Na verdade, neste caso tem muito mais haver com a atitude do que com a sonoridade. Já falando do Velvet, aí sim o som tem muito haver, principalmente de vc pensar muito mais em John Cale e Nico do que em Lou Reed. Mesmo porque se você for analizar bem, qualquer grupo novaiorquino do final dos anos 70, foi influenciado, direta ou indiretamente, por uma dessas duas bandas. Mas o mais legal é que desde o começo o Sonic já mostrava uma personalidade própria, transformando as influências em uma sonoridade caracterísca, sem precisar lembra ninguém. Sem dúvida uma grande banda!

Anônimo disse...

Stooges convencional? Será que Verdem considerou as épocas? Iggy é contemporâneo de Marc Bolan Rex. Mais Tyrannosaurus que isso, só o pterodátilo-flex. O 1ª Transformer do planeta. O que deu origem a série.

Anônimo disse...

Caro Sérgio, creio não ter me expressado bem. Stooges nunca foi convencional. Só que o estilo musical do Sonic Youth eu acho menos convencional ainda. Mas, como você disse, temos que levar em conta a época.