sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Ronnie Lane & Ron Wood - Mahoney's Last Stand [1976]



Ronald David Wood, mais conhecido como Ronnie Wood (a.k.a. Ron Wood ou Woody) pode não ser um dos guitarristas mais virtuosos do rock ‘n ’roll, mas além de competente em suas funções é um dos caras mais simpáticos e queridos do meio. Também é um bom pintor de quadros e retratos, cujas telas podem ser encontradas nas galerias de NY a preços nada convidativos. Sua trajetória musical é de fazer inveja, pois tocou em algumas das maiores bandas da história do rock. Começou no início dos anos 60 com o The Byrds (não aquele do David Crosby nos EUA, mas o homônimo inglês), indo em seguida para o The Creation, até tocar baixo no Jeff Beck Group, onde conheceu o cantor escocês Rod Stewart, com quem migrou para o Small Faces no início dos anos 70. Pouco tempo depois da chegada dos dois, o líder Steve Marriott resolve deixar a banda para formar outro grupo (Humble Pie) e o Small Faces, passa a se chamar simplesmente Faces. Em 1974, com o fim da banda, Wood substituiu Mick Taylor na guitarra dos Rolling Stones e lá continua até hoje. Nas horas vagas quando não está pintando e nem trabalhando seus discos solos, participa do show de algum amigo como Keith Richards, David Bowie, Eric Clapton e Aretha Franklin. Enfim, um cara bastante ocupado e muito bem relacionado.







Já o compositor e baixista Ronald Frederick Lane, vulgo Ronnie Lane, conheceu o sucesso no Small Feces do qual foi um dos fundadores em 1965, vivendo toda a trajetória musical do grupo até 1973, quando saiu e montou sua própria banda, a Slim Chance, gravando o álbum Anymore For Anymore (74). Depois de um sucesso inicial com os compactos "How Come" e "The Poacher", ele assinou contrato com a Island Records, lançando Ronnie Lane's Slim Chance (74) e One For The Road (75). Também gravou um álbum com Pete Townshend, chamado Rough Mix (77), e seu último disco solo foi See Me, 1979. No final daquela década Ronnie foi diagnosticado com esclerose múltipla (sua mãe também sofria do mesmo mal). A doença foi se agravando e em 1983 ele foi obrigado a usar cadeira de rodas, nesse mesmo ano a sua namorada, Boo Oldfield contactou o produtor Glyn Johns que a ajudou na organização de um histórico concerto beneficente em prol da fundação "Action for Research into Multiple Sclerosis" (Ação para Pesquisa da Esclerose Múltipla). Com uma pequena assistência do príncipe Charles, conseguiram duas noites no Royal Albert Hall, onde aconteceu o A.R.M.S. Concert, apresentando Eric Clapton, Jimmy Page, Steve Winwood, Bill Wyman, Charlie Watts e Kenney Jones, Jeff Beck, entre outros. Até pouco tempo atrás os dois DVDs deste evento eram encontrados facilmente nos supermercados e bandejões de lojas de discos por uma bagatela. Lane se mudou para o Texas em 1984, onde o clima era mais benéfico à sua saúde, e se esforçou para continuar tocando, se apresentando pela última vez em 1992 em um show de Ron Wood. Rod Stewart generosamente continuava a fazer doações para o tratamento de Ronnie, pois os ex-integrantes do The Small Faces não recebiam os royalities por seu trabalho, resultado de um mal contrato com a gravadora Immediate. Foi apenas pelos esforços do baterista Kenney Jones que ele eventualmente conseguiu receber seus direitos nos anos 90. Um álbum de gravações ao vivo para a BBC estava prestes a ser lançado para arrecadar fundos para seu tratamento quando Lane morreu em 04 de junho de 1997, aos 51 anos de idade.







Projetado para ser trilha sonora, neste Mahoney's Last Stand Ron Wood e Ronnie Lane elaboraram várias faixas instrumentais para o filme e algumas canções também. O projeto contou com a colaboração de outros ex-integrantes do Faces como o pianista Ian McLagan e o baterista Kenney Jones (que mais tarde substituiria Keith Moon no The Who). Por falar em The Who, Pete Townshend também participou das gravações que ainda contaram com membros dos Rolling Stones, como pianista Ian Stewart e o saxifonista Bobby Keys; além do baixista e violinista Rick Grech do (Traffic e Blind Faith). Com um line-up desse calibre não preciso dizer que se trata de um discaço altamente recomendável, em especial para fãs do Faces e dos Rolling Stones!





Ronnie Lane & Ron Wood - Mahoney's Last Stand


Billed as an "Original Motion Picture Soundtrack," fellow Faces Wood and Lane come up with various stabs at instrumental music for film, as well as a few songs too. Backed by various other Faces, a member of the Who, a Fairport Conventioner, and a violinist from Family and/or Blind Faith, Wood and Lane ham things up like one could only do on a movie soundtrack back in the '70s.
Review by James Chrispell -> from All Music Guide






Ronnie Lane & Ron Wood - Mahoney's Last Stand
ou (or)

4 comentários:

Anônimo disse...

Que dupla feiosa, seu Woody!
Mas talentosa!
Vou levar esse. Pode por na conta.hehehe
Obrigado, Miguel

woody disse...

Conta!? Conta outra que essa está ficando velha, heim Miguel. Tais precisando variar o repertório. Mas aqui não se conta e não se põe na conta, porque no fim das contas, o que conta, é que aqui não tem conta.

É TUDO FREE!

[ ]S
woody

Anônimo disse...

a segunda parte esta em baixo
sera que podes por de novo
obrigado

woody disse...

Que segunda parte?
Não há uma segunda parte, são dois links para o mesmo arquivo e ambos têm o disco completo (foi só para dar mais uma opção). Tanto faz baixar do link de cima ou de baixo. Se vc baixou de qualquer um deles, já tem o disco todo.

Enjoy!
WOODY