quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Dweezil Zappa - Go With What You Know [2006]







Não é Frank, mas é Zappa, Dweezil é filho de peixe e também toca guitarra. A primeira vez que eu o ouvi tocar, fiquei impressionado com o solo daquele adolescente que acompanhava o pai na execução de “Sharleena” (Chunga's Revenge -1970); já na segunda, fiquei decepcionado ao vê-lo acompanhando o ator canastrão Don Johnson (aquele mesmo do Miami Vice, se você não o conhece saiba que não está perdendo nada). Também fiquei desapontado quando ele falou que seu maior ídolo na guitarra era Eddie Van Halen, não é que eu não ache o Van Halen um bom guitarrista, mas para quem tem um Frank Zappa em casa, é pouco!
Segundo de quatro irmãos, Dweezil nasceu na Califórnia em 5 de setembro, de 1969, sendo registrado como Ian Donald Calvin Euclid Zappa, simplesmente porque o pessoal que fazia o registro dos nascimentos no hospital, recusou o nome escolhido pelos pais. Reza a lenda que esta alcunha incomum era o apelido carinhoso que Frank deu para o dedinho do pé de Gail (a Sra. Zappa). Excentricidades de um gênio musical que gostava de batizar os filhos com nomes esquisitos. Independente do registro, o menino sempre foi chamado de Dweezil pelos familiares e amigos. Somente aos sete anos é que descobriu que tinha outro nome e insistiu que seu apelido fosse seu nome legal. Gail contratou um advogado e conseguiram oficializar o nome.
Independente do fato de não ter começado com o pé direito, Dweezil vem ajustando o passo e está amadurecendo musicalmente, seus trabalhos estão cada vez mais complexos e ricos em harmonias e arranjos. Go With What You Know é o novo lançamento solo de Dweezil depois de um hiato de seis anos. Como destaque, o álbum apresenta uma versão alternativa para “Peaches Em Regalia”, composição do seu pai. A música foi escolhida entre as versões não lançadas no álbum Hot Rats (1969) e incrementada por Dweezil com novos overdubs. Na maioria das faixas ele conta com o baterista Joe Travers, sobre os outros músicos e músicas ele comenta: “Eu tinha duas aberturas focadas em solos de guitarra, então convidei o meu amigo T.J. Helmerich para fazer um solo maluco em “The Grind” e eu faço um duelo de guitarra com Blues Saraceno em "Thunder Pimp." Pete Griffin, que tocou comigo durante a turnê americana, fez o baixo em "All Roads Lead to Inca" (solo de Dweezil em cima do tema de “Inca Roads”) e Aaron Arntz, nosso tecladista na turnê, também toca nessa faixa. Na última musica do disco “Audio Movie", Mark Meadows executa o baixo, todo o resto eu fiz sozinho. Eu simplesmente quis que meu disco fosse uma experiência auditiva, como um passeio – que te leva a algum lugar da primeira à última canção. É claramente fincado na guitarra rock, mas há elementos acústicos e eletrônicos que eu nunca tinha usado na minha música antes”.






Dweezil Zappa - Go With What You Know


Go With What You Know is Dweezil Zappa's first new record under his own name in six years. Along with his original tracks, the album features an alternate version of his father Frank Zappa's composition "Peaches En Regalia." The version, culled from a previously unreleased alternate edit of the "Hot Rats" version, features new overdubs by Dweezil. Zappa is joined by drummer Joe Travers on most tracks, and he writes, "I had two guitar solo spots open, so I invited my friend T.J. Helmerich to play a crazy solo on "The Grind," and I have a guitar duel with Blues Saraceno on the song "Thunder Pimp." Pete Griffin plays bass on "All Roads Lead to Inca." He's playing bass on tour with us, and Aaron Arntz, our touring keyboardist, also plays on that track. Mark Meadows plays bass on the final track, "Audio Movie," but I did everything else. For me, I just wanted my record to be a listening experience, a ride - you go somewhere from the first song to the last song. It's definitely rock-guitar oriented, but there are acoustic elements and electronic elements that I haven't touched on in my music before.



Dweezil Zappa - Go With What You Know

Nenhum comentário: