segunda-feira, 11 de junho de 2007

Pete Townshend - Who Came First [1972]

Primeiro disco solo de Pete Townshend, lançado em 1972, traz músicas que integrariam um ambicioso projeto chamado Lifehouse que acabou nunca acontecendo. Era para ser um musical, filme, opera rock ou coisa assim. A maioria das músicas foi feita sob a inspiração do guru Meher Baba, de quem Townshend era seguidor. Este místico indiano fundia em sua fé elementos do budismo e sufi, com o cristianismo tradicional. Os ensinamentos de Baba foram a fonte de inspiração em muitos dos seus trabalhos, incluindo Tommy. Com o cancelado projeto Lifehouse, Pete acabou aproveitando algumas canções em discos do The Who, como em Who's Next onde se destaca a música Baba O'Riley (uma referência ao seu guru), e outras neste disco solo como Pure and Easy e Nothing is Everything. A edição postada aqui é especial e trás nove músicas de bonus track.




Pete Townshend - Who Came First 1
Pete Townshend - Who Came First 2

3 comentários:

Anônimo disse...

Ví parte de um documentário sobre este projeto no "History Chanel" onde Pete diz-se frustrado porque muito pouca gente entendeu o seu projeto, nem mesmo os músicos do The Who, apesar de apoiá-lo. Ficou aquele clima de "nossa, que legal... mas... o que isto quer dizer!?!?!?!?!" ou " o que você quiz dizer com isto????" e todos queriam entender por se tratar do mentor de "Tommy", mas não conseguiram, tamanha a complexidade da idéia. Pete até tentou explicá-la neste documentário, mas a mim pareceu mais alguma coisa sem pé nem cabeça de alguém que estava "viajando" ou alucinando...

woody disse...

Eu também ví este documentário, e uma história sobre a gravação do Who's Next. Não foi isso?
Eu acho que ele estava muito ligado na onda o guru, e vc sabe né, esses gurus adoram metáforas!

Anônimo disse...

Velhos, nos extras do DVD do show da Ilha de 1970... o Pete diz que essa fase "guru" estava mais relacionada ao uso do LSD. Era uma busca de explicação sobre as sensações, que na maioria das vezes não ajudava na inspiração e sim na degradação.
O Pete estava amadurecendo e viagens de ácido já não acrescentavam nada, saca??
É isso