segunda-feira, 11 de junho de 2007

Cactus - WLIR FM Broadcast [1971]

Quando o grupo Vanilla Fudge terminou no final dos anos 60, o plano do baixista Tim Borgert e do baterista Carmine Appice era se juntar com Jeff Beck e Rod Steawart para formar uma super banda. No entanto, este plano teve que ser adiado depois que Beck sofreu um acidente de moto e teve que ficar “de molho” por 18 meses. Steawart se juntou a Ron Wood para formar o Faces (e mais tarde seguiu em uma lucrativa carreira solo). Frustrado o projeto inicial, a dupla Borgert e Appice partiu para um novo projeto e convidou o guitarrista Jim McCarty, que estava disponível com o fim do Mitch Ryder & the Detroit Wheels, e o vocalista Rusty Day, do Ted Nugent's Amboy Dukes, para formar o Cactus. O primeiro disco teve uma boa aceitação, mas o grupo nunca alcançou um status maior do que o de uma banda de abertura e acabou se dissolvendo em 1972, tendo lançado quatro discos na praça. Esta é a história do Cactus contada no All Music Guide (por Jim Newsom), o mais importante site da indústria fonográfica americana. Apesar de não ter uma saga gloriosa, mais tarde o grupo acabou por influenciar um grande número de outras bandas, devido ao seu poderoso hard rock blues, para mim um dos melhores em sua categoria. Outro fator que contribuiu para aumentar a popularidade póstuma do Cactus, foi a realização do sonhado projeto junto com Jeff Beck na formação do Beck, Borgert & Appice, que deixou sua marca na biografia do rock mundial com apenas um álbum lançado, na verdade dois, mas o segundo foi um ao vivo gravado no Japão. Hoje o Cactus é uma banda mítica muito cultuada, o que levou seus integrantes a se reencontrarem em 2006 para o lançamento de um disco, chamado simplesmente de “V” (cinco). O disco que apresento aqui é um bootleg gravado em 1971 nos estúdios da W.L.I.R. FM e é um belo exemplo do poderoso som do Cactus em sua melhor fase. A discografia do grupo, bem como mais detalhes sobre a sua biografia você poderá encontrar no blog Flyinghard Land (http://flyinghardland.blogspot.com/).



Cactus - WLIR FM Broadcast 1
Cactus - WLIR FM Broadcast 2

19 comentários:

Anônimo disse...

Esse bootleg é primoroso! Não há melhor versão para "Evil" como a desse aqui! Grande postagem,Woody! Um grande abraço,Miguel.

woody disse...

Não é mesmo!? Gravado em estúdio e num ano em que os caras estavam no pique. Como diriam os apreciadores do bom vinho: é de uma safra excelente!

Anônimo disse...

Eu fiz o download desse bootleg no antigo blog do Chris Goes Rock. E quase tive um "treco" quando ouvi tudo!
A parte da "Evil" em que o Jim McCarty fica improvisando um andamento funqueado é de muito "feeling"!!! E o Rusty Day estava,literalmente,com o "evil" no corpo...
Eu sempre ouvia falar dessa banda - uma pena que não obteve um merecido reconhecimento,assim como o Dust - mas,nunca encontrava nada dela para comprar.
Até que um dia pude ouvir o primeiro trabalho deles,"Cactus",e não descansei enquanto não comprei. Até porque "Parchman Farm" é algo demencial em sua execução!
Um abraço,Woody! Miguel.

woody disse...

O Chris Goes Rock é ótimo, mas porque vc diz antigo, ele ainda está na ativa, com discos excelentes, agora pouco baixei o primeiro do Mott The Hoople lá do Chris. Mas não foi de lá que eu peguei isso não. já faz um tempo e eu não me lembro aonde foi, o certo é que junto e catei mais uns arquivos com apresentações do Cactus entre 69 e 71 que postarei oportunamente: Ultrasonic Studios(69), Fillmore East(70), Bronx Youth Center(71), Memphis Mess(71), Memorial Auditorium (71)Madison Square Garden(71), The Rockpile(71) e esta que postei.

[ ]s

Anônimo disse...

Eu refiro-me como antigo,pois ele já reformulou o blog três vezes...e muitos materiais que você encontrava no primeirão,não encontra mais.
Além do mais,ele nunca disponibilizava novamente os links...Hoje,está um pouco mais flexível,compreendeu?
Eu conheço os boots que você citou do Cactus,mas não são todos que estão bem gravados,não,hein,Woody!!!
Um abraço,Miguel.

woody disse...

É verdade, ele inclusíve mudou de endereço na rede. Vc também tem razão quando as gravações que citei, tem umas duas que nem dá para ouvir direito, outras +/- e umas duas boas. Creio que WLIR FM era a melhor. Por coincidência e sem querer, encontrei ontem um blog que postou todas elas e mais um show recente na Suécia, em 2006(eu acho), eles voltaram e tem uma foto que olhando parace show no asilo de velinhos, esse negócio de sexo, drogas e R'n'R detonou os caras!! Não baixei ainda, mas deve ser bom.

Olha o link aí:
http://musictravellers.blogspot.com

Aliás, o blog é dos bons e tem muitas coisas inéditas: Led Z, Lou Reed, o primeiro show do novo disco do Rush, o Snakes and Arrows. Vale a pena conferir, se é que vc já não conhece.

Anônimo disse...

Sim,Woody! Eu já conheço o site e já tenho esse bootleg. A gravação é boa e já há até um cd oficial dessa reunião do Cactus,"Cactus V".
Esse é o único trabalho da banda que eu não tenho. Dos boots que você citou o que está postado e o Ultrasonic Studios,são os melhores. Inclusive,esse último como uma filtragem no som fica ainda melhor!
Um abraço,Miguel.

obs: Obrigado pela dica,de qualquer forma!

woody disse...

Conheço o Cactus V, mas infelizmente também não tenho. Para falar a verdade, os melhores são os dois primeiros:Cactus e o One Way or Another. Na minha banda a gente tinha uma versão de Rock'n'Roll Children, que era muito divertida de tocar.

Como diria o Pete Townshend: Long live rock, I need it every night!!

Anônimo disse...

Ô que pica a madeira...

Eu não sou co-autor da derrapada do Dudu,não! Essa desatenção é toda dele e somente ele é que ficará de recuperação...Hehehehehe.
Ah! E você fará companhia prá ele...É discaço...Hihihihihihi....Com dois eses só o Picasso!Errê rerê rê...Eita onomatopéia fdp! Um abra"ssão",Miguel.

woody disse...

Porra Miguel tu não perdoa uma!! Para falar a verdade eu até pensei que discaço fosse neologismo. Mas vc está certo porque se tem ricaço tb tem discaço. Pior é que eu andei escrevendo vários "ss" "porra" aí.
Desculpe então!

Anônimo disse...

Woody,

Isso é de sacanagem prá encarnar em amigos. Se bem que tem uns babacas que ficam "ofendidas"...Mas,não há a menor intensão de humilhar,etc. Além de bagunceiro, és distraído,também. Eu digitei "dois eses" ao invés de "dois esses"...Mifufu e tô de recuperação,tombéin! Um grande abraço,Miguel.

woody disse...

Professor Miguel, embora eu seja do ramo jornalístico dependo muito de uma droga altamente "viciante" chamada revisor. Também tenho o hábito de ler corretamente o que está escrito errado. Fazer o que!?! O jeito é deixar as correções por conta da sua sabedoria milenar. Mas não me ofendo não acho legal suas participações nos comentários e nunca me incomodei com elas, muito pelo contrário eu me divirto com elas. He,he,he,he,heee! He,he,he,he,heee! Re, re, re, re, re, re!!!!!

Anônimo disse...

Essas onomatopéias do teu avatar-ídolo,hein...! O dia em que eu conseguir imitar isso e a "voz" do Pato Donald...Quac,quac & quac!!! Um abraço,Miguel.

Anônimo disse...

"Sabedoria milenar" é o caralho! Vá chamar de velho o Edson ou o Dudu...Hehehehehehe...! Miguel

Anônimo disse...

Passando por aqui me dei de cara com o Cactus e aproveitando o filão pra fazer um merchandising rsrss em um de meus blogs postei o disco de 70 deles se quiser dar uma olhada
www.progshine.blogspot.com

Abraços

Edson d'Aquino disse...

ÔÔÔ, calma aê, Miguelito El Gran San Bernardo, velho é o c.....! Sou experiente.
E ainda tenho, com capa e tudo o mais, o 'Cactus V' que é bom pracaralhoabeça!
Mas, como estou senil -segundo você- esqueci onde guardei e não vou postar, hehehe!
Saudações Alvinegras e vamos torcer pelo Dodô.
Edson d'Aquino

Edson d'Aquino disse...

Miguelito, intenção com 's' foi triste. É o feitiço virando contra o feiticeiro, hehehe.
Abrações.

Anônimo disse...

Super,Super,Super!!!

Anônimo disse...

thank you very much for sharing that great music...!!

greetings: karo