terça-feira, 29 de maio de 2007

Jeff Beck's Guitar Shop [1989]

Jeff Beck é um dos meus guitar heros, ele simplesmente me ajudou a enxergar que rock não só apenas a conjugação das notas ré, lá, mi, em bordões de 4 por 4. Quando lançou o clássico Blow by Blow (1975), aquilo me pegou de jeito. No ano seguinte outra pedrada: Wired. Os discos que se seguiram, não eram tão bons, mas seguiam esta linha fusion. Foi então que, depois de cinco anos sem gravar, ele me lança Flash (1985), com as músicas seguindo uma linha meio pop, colocando até um hit na parada de sucesso, People Get Ready, cantado por Rod Stewart, seu velho parceiro de banda. Putz! Parecia que ele tinha caído no esquemão. Mais quatro anos de silêncio e minhas preces foram ouvidas. Guitar Shop traz o velho Jeff Beck que me impressionara de volta, e dessa fez com parcerias peso pesado: Terry Bozzio, ex baterista de Frank Zappa e Tony Hymas tecladista de jazz, pouco conhecido, mas que viria a gravar dois discos altamente recomendáveis, A Winter's Tale (1993) e Hope Street MN (2002). Guitar Shop não só trouxe o velho Beck de volta, como mostraria também uma evolução musical de tudo que ele fizera antes. É só ouvir atentamente Behind the Veil Hymas e Big Block, para se ter certeza disso. Detalhe importante: este disco foi agraciado com o Grammy, em 1989, como "Best Rock Instrumental Performance" (Melhor Performace de Rock Intrumental) . Fato muito bem lembrado pelo amigo José Renato, aqui nos comentários.


Jeff Beck's Guitar Shop

16 comentários:

Ser da Noite disse...

Este álbum é muito bom, Woody.
Parabéns pelo post.
[ ]s

woody disse...

É ótimo, mas sou até meio suspeito para dizer, afinal eu já o postei como um dos meus favoritos. Mas com vc endosando, quem vai dizer que é ruim?

Anônimo disse...

Quando fui apresentado ao disco (lp) e ao solo de Ambitious, o amigo que me apresentou fez uma analogia interessante. Disse q Hendrix deu 3 pancadas vigorosas na tampa do caixão. As interpretações podem ser várias, A minha é de que Jimi estava deveras puto de ter morrido. Com isso perdera a chance de participar de um dos solos mais phodaralhaças de guitarra que já foram feitos na história do roquenrou.

woody disse...

Pô Sergio, desta eu vou ter que discordar, pois Ambitious é do Flash, justamente o único disco do Jeff Beck que eu não gosto. Mas o que seria do amarelo se todos gostassem do verde!?

Anônimo disse...

Pois é, rapaz. Não é que hoje num dei um-a dentro... Tomara que o Flusão me vingue, metendo uma porrada! Quanto ao ábum Flash, não lembro do resto do disco. Esta capa aí postada me lembrou de imediato Ambitious. E Ambitious (sabe que me deu vontade e vou re-ouvi-la now?!) é um caso sério. Quanto ao verde e amarelo, tirando a lembrança dos engravatados de Brasília, aprecio a combinação. Mas a frase clichê é a mais pura verdade. Que seria dum se só gostássemos do outro? Fazer o q? Reouvir Beck, Jeff!

Anônimo disse...

Quando Jeff Beck lançou "People get ready" eu achei que ele tinha entrado pro time dos "Pop manés" como o seu parceiro na musica (Rod Stewart). Mas falando nesse mané,(Rod Stewart) poucos sabem que ele já foi um roqueiro muito bom quando estava na banda FACES, junto com Ron Wood (seu xará) e Ronnie Lane. Lembro de um disco que eu adorava, A NOD IS AS GOOD AS A WINK... Você não tem ai, tem ???

woody disse...

Aí Tubarão!
Vc está com sorte, não só tenho este como tudo do Faces, é rock'n'roll de primeira linha. Vou separar p vc.

Anônimo disse...

"Guitar Shop" se não me engano ganhou o prêmio Grammy de melhor álbum, ou estou enganado??? Este é o melhor de Jeff Beck, sem dúvida.
Parabéns...

woody disse...

Não José Renato, vc não está enganado não. Foi muito bem lembrado!
Best Rock Instrumental Performance
Year 1989 - 32nd Annual GRAMMY Awards
Title of the Work: Jeff Beck's Guitar Shop
Artist Performing Work: Jeff Beck,Terry Bozzio & Tony Hymas

Acho até que vou por isso no texto.

Anônimo disse...

Que eu saiba o Blow By Blow sim é de 1975.
Quanta burrice, sô.

woody disse...

Aí Dr-Nonom,
foi uma baita vacilada, eu reconheço, mas se vc se desse ao trabalho de ler o texto, veria que ali está escrito que o Blow By Blow foi lançado em 1975 (conforme a sua lembrança) e depois disso vários outros foram lançados até chegarmos em 1989, ano do Guitar Shop e da sua premiação com o Grammy. É claro que o Guitar Shop é de 89, pois o Grammy de "Melhor Performance de Rock Instrumental 1989" não iria para um disco de 14 anos passados. Pô cara foi distração e não burrice! Ainda bem que este blog conta com a visita de pessoas inteligentes, cultas e "educadas" como vc para esclarecer esses vacilos. Obrigado pela correção. Agora, pelo "quanta burrice, sô": antes que eu me esqueça e me aborreça...!

Edson d'Aquino disse...

Com certeza 'Guitar Shop' é um dos melhores trabalhos deste que considero o melhor guitarrista VIVO! Além de um dos melhores de todos os tempos. Quer saber? Depois do Hendrix -que é hors-concours- Jeff Beck é 'O CARA'!
NUM TEM PRA NINGUÉM!
Abrações,
Edson d'Aquino

woody disse...

Olha que tem muita gente boa por aí!
Não sei se não tem p McLaughlin, Scott Henderson, Scofield, Santana, Larry Coryell, etc.
Mas uma coisa é certa: Jeff Beck é 'O CARA'! É BOM D+!!!

Anônimo disse...

Eu ainda prefiro Eric Clapton...

woody disse...

Ok seu José, ja que vc gosta mais do Clapton, e como estou preparando uma bateria de postagens, pode aguardar que na próxima eu mando um Eric Clapton bem bacana p vc.

Anônimo disse...

porra, terry bozzio! preciso baixar. brigado!