segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Led Zeppelin Live at Southampton University [1973]


Este disco do Led está rolando em alguns blogs por aí, parece que a descoberta desta gravação é recente, mas a que estou postando aqui trás algumas vantagens:
· A primeira delas é que as faixas foram remasterizadas por um cidadão de codinome Theface07. E não é que o cara fez um belo trabalho! Eu havia baixado este disco anteriormente de outra fonte onde a voz de Robert Plant aparecia no fundo e todo som estava meio abafado. Com o toque de Midas do nosso amigo 07 ficou quase perfeito. Quase porque na faixa de abertura, “Rock and Roll”, não se houve direito a voz na primeira frase da letra, mas creio que isso é defeito na gravação original e que foi ajustado pelo operador de som durante o show.
· A segunda é que, por ser uma descoberta recente, o disco não tem capa e muitos usaram um pôster do show (aliás, esse cartaz foi censurado na época) como "rótulo de improviso". Theface07 até tentou fazer algo parecido com uma capa, mas nisso ele não é muito bom. Então resolvi produzir uma capa a altura desse belo disco e depois de algumas tentativas, fiquei bem feliz com o resultado final, inspirado no cartaz censurado que me lembrou a arte do Led Zeppelin II.

-> Texto retirado do site Big O.
Durante os últimos quatro meses os fãs de Led Zeppelin se emocionaram com a “descoberta” de uma nova gravação ao vivo da banda. O Google News reportou: “esta gravação profissional, mixada em vários canais de um show realizado pela banda em 1973, em Southampton, no Reino Unido, está criando a maior excitação. Já foi lançada por dois selos piratas japoneses: a Empress Valley (Live At Southampton University: Working Tapes) e a Nasty Music (The Great Lost Live Album). E pelo menos três fãs já pegaram a quota original do site Presence para oferecer suas próprias remasterizações deste novo show”. Esta aqui foi proporcionada por Theface07 que dividiu as faixas ilesas na internet. Nas notas que acompanham as faixas, mister 07 diz: “este registro incrível supostamente foi tirado de uma master tape com registro em várias pistas. Se esta informação for, de fato, verdadeira, esta é uma mixagem estéreo de primeira geração. Acredito que isso seja realmente verdade dada à qualidade impecável da gravação. Este é o show completo, o que é raro com qualidade de soundboard. Tive a oportunidade de remasterizar a gravação, pois achei necessários alguns pequenos ajustes. Em primeiro lugar há um ruído na fonte, proveniente de freqüências médio-baixas. Ajustei-a. Em segundo lugar, os níveis oscilam de faixa para faixa na matriz. Eu consertei esta variação. Utilizei, também uma leve compressão com o intuito de chegar em um som mais balanceado e crespo. O que consegui produzir, como resultado destas edições, é na minha opinião, uma nitidez superior. Espero que vocês concordem! Não usei nenhum limitador ou redutor de ruídos. Aproveitem este novo clássico do Zeppelin!”
-> Gravado no antigo refeitório da Southampton University em 22 de janeiro de 1973.
-> Agradecimentos especiais ao Bernardo Gregori pela tradução.






Led Zeppelin Live at Southampton University

Live at The Old Refectory, Southampton University, January 22, 1973.
For the past month or so, Led Zeppelin fans have been rejoicing with the "discovery" of a new live recording of the group. Google News reported: "Creating more excitement is the Led Zeppelin show from 1973 recorded professionally and mixed via multi-tracks from a show in Southampton, UK. It has already been released by two Japanese bootleg labels, Empress Valley [Live At Southampton University: Working Tapes] and Nasty Music [The Great Lost Live Album]. And at least three fans have taken the original share from the Presence site to offer their own fan "remaster" of this new show."
Thanks to theface07 who shared the lossless soundboard tracks on the internet. In the notes accompanying the tracks, theface07 said: "This incredible recording was supposedly taken direct from the multi-track master tape. Therefore, this would be the 1st generation stereo mixdown if correct. I believe this to be true given the sound quality of the recording. This is also the complete show which is rare in soundboard quality. I took the opportunity to remaster the recording because I thought it could benefit from a few small adjustments. Firstly, there is a muddiness to the source which comes from low-mid frequencies. This has been adjusted. Secondly, the levels flucuate from track to track on the source. I have remedied this issue. I have also used some light compression to get a more balanced, crisp sound. What is produced, as a result of these edits, is, in my opinion, a superior sounding recording. I hope you agree! No limiting or noise reduction of any kind has been used. Enjoy this new classic Zeppelin performance!"
-> Text from Big O web site.







Led Zeppelin Live at Southampton University 1
Led Zeppelin Live at Southampton University 2
Led Zeppelin Live at Southampton University 3

37 comentários:

Anônimo disse...

Vou levar esse tb seu Woody.
Põe na conta d Nereu, se ele não pagar nem eu. hehehe

Obrigado, Miguel

woody disse...

Rapaz, eu não ia falar nada, mas tem que ser muito migê para pagar o que "de gratis"! He, he, he...

Mas leva sim que é outro Led do bão!!

Abração,
WOODY

Anônimo disse...

Fala,Woody!

Esse eu não tinha,mas já que você disponibilizou prá galera...Hehehehehe.
Um abração,Miguel.

obs: Tem um bootleg que você não postou que é do Santana e do John Mclaughlin ! Poderias providenciá-lo? Obrigado.

Anônimo disse...

Woody,

Quando o Morcegão voltar de Angola - foi dar aulas particulares de matemática para o ministro da economia de lá, o Toquinho Janjão - ele disponibilizará um boot do Rory Gallagher que é um poderoso registro ao vivo!
Fica de olho e deixa a madeira de lado...Cumpadi!
Uno tapón en su orelha,Miguelito.

woody disse...

Pô é tanto Miguel que já não sei mais quem é quem :o) !!

Mas como diria Jack o estripador, "vamos por partes": Santana & John Mclaughlin conheço três. Um oficial, um bootleg outtakes e um bootleg ao vivo. Eu postei o outtakes, mas tenho os outros dois. Qual deles vc está se referindo?

Rory Gallagher é um dos meus favoritos, vc saberia dizer o nome do disco? Porque quando se trata de favoritos corre o risco de eu já ter. Obs.: pelo tapón na orelha (ai, caramba!), só pode ser el gordito peligrosso, gran Chihuahua San Bardino freeway.

Anônimo disse...

Parabéns pelo post.

Hoje, 12 de setembro foi anunciado que o Led Zeppelin fará um único concerto no dia 26 de novembro de Londres. É esperar para ver.

um Abraço,
Períssimo

woody disse...

Períssimo,
tomara que seja verdade!

Abraço,
WOODY

Anônimo disse...

Woody,

Sou eu, o Miguel verdadeiro o primeiro é um joão ninguém babaca...
Do pedido que fiz, refiro-me ao bootleg ao vivo 9eu já fiz o download do outtakes) e o Rory Gallagher é um duplo de 1971,com apresentações na BBC e no Paris Theatre. Acho que não tens,mas milagres acontecem!
Uno abracito en su cuerpo de madeira de lei,Miguelito.

woody disse...

Gran Chihuahua,
esse Santana & John Mclaughlin vou ter que procurar porque o que eu tenho baixei de um blog e está em uma gaveta cheia de CDs e nenhuma oraganização. Rory Gallagher é sempre bem vindo, eu tenho um disco dele desses da BBC (CD duplo), mas é oficial e me parece que tem faixas gravadas no Paris Theatre, que curiosamente fica em Londres. Tenho mais alguns bootlegs alguns gravados de rádio transmissão, tomara que o tal disco não seja nenhum desses.

Abraço,
WOODY

Anônimo disse...

Tomara que sim,Woody!

Sobre a volta do Led parece ser verdade,pois também li sobre isso. Só não sei quem seria o batera...Sobre o boot do S&M,tudo bem,quando você arrumar essa gaveta...PQP!
Eu tenho muitos bootlegs do RG,também!!! Tenho até um programa de rádio - são 06 cd's - sobre a obra dele,etc.
Um grande abraço,Miguel.

Marcello a.k.a. Maddy Lee disse...

Woody, pelo jeito o Zepellin fez uma escala no seu quintal; já tô baixando esse também.
Vi seu comentário lá no DD, o Hoelderlin nunca passou no Sábado Som, nem no Rock In Concert, nem em nenhum daqueles programas da época, infelizmente; descobri-o por acaso, quando procurava discos na Billboard (antiga loja de LPs em Copacabana), assim como fiz com outras inúmeras bandas; foi lá também que consegui um pirataço do Zepellin intitulado 'Gone To California', com gravação bem meia-boca e a capa tinha um desenho tosco da banda voando num elefante (!); o temo passou e esse disco já virou fumaça, mas esses que você postou aqui, com certeza, são bem melhores.
Grande abraço,
Maddy

Anônimo disse...

Seu Woody, vou me apresentar
Meu nome completo é Miguel Joaquim Cartwright da Cruz, seu criado.
Entrei no blog d Seu Ser, no d Seu Edson e agora to entrando c muita vontade no seu.
O xará não conforma d nosso nome ser igual e fica me xingando.
Mas o que vem d baixo não me atinge, e não vou sentar num formigueiro, porra nenhuma.
Meu negócio é curtir o bom rock e o velho blues e brincar.
Não vou mudar minha maneira d assinar o nome, só por causa d um Zé Miguel qualquer.

Abraço, Miguel

woody disse...

Maddy:
Cara tb tive esse disco, foi muito falado na época, um verdadeiro clássico, mas o som era uma merda. O meu era vermelho igual aqueles disquinhos de fábulas, Trade Mark of Quality, o mais famoso selo pirata da época. Tb conheço a Billboard, pois minha família é do Rio e já gastei uns cobres lá támbem, mas minha loja favorita era a Modern Sound, não me lembro bem, mas parece que era em Copa tb, tô sabendo que essa loja ainda existe, só não sei se fica no mesmo lugar e nem se ainda é tão boa quanto era, pois tinha altos plays, muitos a gente nem encontrava em São Paulo, em compensação, aqui tinha discos que eu não acha no Rio (no Museu do Disco e na Galeria do Rock - que na epoca não tinha esse nome, mas já tinha muitas lojas de discos como a Baratos Afins que está lá até hoje), e volta e meia e trazia uns discos desses para os meus amigos caricas.

Miguel:
Se vc for esperar o dia em que eu for arrumar a tal gaveta, vai esperar uma eternidade. Mas não esquenta que ela não é tão grande assim e mexo nela todo dia, não vai demorar e eu encontro o disco do Santana & John Mclaughlin pra vc. Só não sai na hora, mas sai!
Quanto ao Led, nos murmurinhos por aí, parece que o baterista seria o Jason Bohan.

Anônimo disse...

LONDRES (Reuters) - A lendária banda de rock Led Zeppelin deve anunciar na quarta-feira um novo show, quase três décadas depois do fim abrupto do grupo.

Os roqueiros se separaram em 1980 após a morte do baterista John Bonham e desde então fizeram apenas alguns shows -- a última vez que subiram ao palco foi há 12 anos, quando o Led Zeppelin foi incluído no Hall da Fama do Rock and Roll.


O site de música NME.com divulgou que o show vai acontecer em Londres, em novembro.


A expectativa é que o filho de John Bonham, Jason, tome o lugar de seu pai na banda. Completam o Led Zeppelin, considerada a melhor banda de hard rock de todos os tempos pelo canal americano VH1, seu trio fundador: o vocalista Robert Plant, o guitarrista Jimmy Page e o baixista John Paul Jones.


De acordo com o NME.com, será um show único e não uma turnê.


Plant e Page apresentaram-se juntos ao longo dos anos, mas John Paul Jones se manteve mais distante. Quando John Bonham morreu, depois de uma longa batalha contra o alcoolismo, seus colegas de banda disseram que o Led Zeppelin, formado em 1968, morrera com ele.


Está previsto para novembro o lançamento de um álbum dos maiores hits da banda.

Woody,colei e copiei essa notícia para você. Pelo jeito,está confirmado,sim!!! :) \m/..\m/

Um abração,Miguelito.

obs: Recado para o Criado-Viado: Você gosta de brincar com o caralho dos outros,Babaca.

woody disse...

Caro Miguel Cartwright,
hei esse não era o nome da família do seriado Bonanza? Putz acabo de passar um atestado de velhice! Bem não importa. Cara, para mim os dois são sempre bem vindos, só que as vezes me confundo com quem é quem, no entanto, já começo a perceber os estilos diferentes entre vcs e creio que com o tempo não farei mais confusão, mas bem que vcs poderiam se dar bem, afinal ambos curtem rock e blues de qualidade!

woody disse...

Miguelito,
valeu pelo ctrl-v crtl-c, bem que os caras podiam gravar umas músicas novas ou pelo menos alguma velhas que só tocaram em shows e nunca foram gravadas oficialmente, apesar de serem covers, sem bem que eles cansaram de gravar Willie Dixon (as vezes até assinando Page & Plant, como no caso da Lemon Song, na verdade Killing Floor, e da Whole Lotta Love, na verdade, Woman You Need Love), porque iriam se acanhar agora?

Anônimo disse...

I have just discovered your blog - amazing treasures!!! Thanks a lot!
Keep up, please; I will be a frequent visitor of you.

Sincerely yours,

Thalamus

woody disse...

You welcome Thalamus!

Best wishes,
WOODY

Anônimo disse...

Gracias pela boa-vinda seu Woody, mas este negócio d 'dar bem' é c o xará.
Não dou d maneira alguma. hehehe

Abraço, Miguel

woody disse...

Miguelito,

em uma olhada rápida na gaveta de CDs, não encontrei o Santana & John Mclaughlin mas dei de cara com esse play:

Rory Gallagher - Paris Theatre London, UK [1972] BBC tapes

Comments:
01 - Hands Up
02 - For The Last Time
03 - In Your Town
04 - Just The Smile
05 - Laundromat
06 - It Takes Time
07 - John Peel Introducing Rory
08 - Used To Be
09 - I Should've Learned My Lesson
10 - Out Of Mind
11 - Could've Had Religion
12 - Crest Of A Wave
13 - Messin' With The Kid

É desse disco que vc falava? Se não for, já ponho este na fila porque vale a pena!

Anônimo disse...

É o próprio,Woody!

Sendo assim,ele sai da fila e entra o boot do S & M...Hehehehe...Um abração,Miguel.

Eu Ovo disse...

Sensacional esse disco de Led Zepelin.

Muito boa a masterização do maluko - eu ainda achei que ele carregou muito no grave.

abs

woody disse...

Crande Eu Ovo!
Pois é cara, ninguém é perfeito, não sei vc teve a oportunidade de ouvir a masterização anterior, mas posso afirmar com todas as letras que esta melhorou muuuito. Mas o mais importante é poder ouvir bem esta sonzeira!

Abração
WOODY

Anônimo disse...

Grande Woody:
Parabéns pelo "achado" do Led. Rock de primeira, bem mixado e ótima a sua capa. Quanto a aproximar os Migués, desista pois, como dizia o velho deitado: não se deve meter a colher em briga de marido e mulher...

woody disse...

Bem lembrado esse velho deitado!!
he,he,he,he

Anônimo disse...

Concordo plenamente c o José Renato.

Marcello a.k.a. Maddy Lee disse...

Véi Woody,
durante um tempo, bem no início, a Billboard era melhor, mas logo a Modern Sound virou o jogo; uma ficava do lado da outra, na entrada de um cinema em Copa. Hoje a Modern Sound ocupa o espaço que já era dela desde os '70, o da Billboard e do cinema, é uma megaloja, onde rola até pocket shows, workshops, happy hour, etc. Tem tempo que não vou lá (estou morando no Pará já tem uns anos), mas acredito que ainda tenha um grande e excelente acervo, mas, com certeza, nunca mais acharemos piratas por lá.
Já morei em Sampa, curtia a Baratos Afins, mas me deliciava em sebos que existiam em Pinheiros (ainda existem?).
Nesse do Zep tem umas músicas cortadas, é assim mesmo?
Grande abraço,
Maddy

woody disse...

E aí Maddy!?
Parece que enquanto a maioria das lojas de discos foi para o saco, a Modern Sound evoluiu! Aqui em Pinheiros ainda tem muitos sebos, principalmente perto da parte alta da rua Teodoro Sampáio, onde tem uma loja de instrumentos musicais ao lado da outra, com todas aquelas Gibsons e Fenders, mais teclados, baterias, P.A.s, mesas, amplificadores e outras coisas que adorariamos comprar mas nunca temos dinheiro para tal. Quanto as músicas que acabam de repente, parece que é isso mesmo, se vc quiser conferir em um arquivo diferente (com outra mixagem) veja no The Clock That Went Backwards (exelente blog!). Tá aqui o link ->
http://musictravellers.blogspot.com/2007/08/led-zeppelin-1973-01-22-southampton.html

Abraço,
WOODY

woody disse...

Eu Carne,
obrigado pela visita e pelo comentário.

Abarço
WOODY

Neide disse...

Oi Woody!

Menino, tive uns problemas aí com o computador de novo...até comentei com o Miguel (nosso amigo do Gravetos), acho que vou pendurar alho nele...rss
Não sei se foi vírus de novo, eu estava procurando uma das capas do Heaven, quando de repente zerou tudo e entrou naquelas telas de "procure seu fornecedor caso o programa não esteja respondendo", e não reiniciava mais de jeito nenhum...foi necessário configurar tudo de novo. Nisso tudo deixei de baixar várias coisas por alguns dias, já tinha até feito uma listinha do que ir pegar aqui do seu blog...Nossa acumulou coisa pra caramba...
Maravilha esse Led heim? Ele vai furar a fila da lista, já estou baixando...rss

Abraços, não esqueci daquele Genesis, é que realmente foi uma zica do caramba esses dias...

Anônimo disse...

Tia Neida

Computador traz pra gente uma... grande dor, pq, de repente a máquina deixa a gente na mão.
Mas depois da tempestade vem a bonanza.
Legal estar tudo bem e a senhora curtir esta raridade q o seu Woody deu pra nós.
Abraços, Miguel

woody disse...

Pois é Neide, volta e meia os computadores aprontam umas com a gente, por isso vivo bekapeando as coisas e mesmo assim, se vacilar, vai tudo para o saco! Agora e começar tudo de novo! Não esquenta com o Genesis não, quando rolar, rolou.

Abraços,
WOODY

Edson d'Aquino disse...

Como não poderia deixar de ser, tô eu aqui traveiz pra falar do Led Zep, a MELHOR DE TODOS OS TEMPOS PRESENTES, PASSADOS E FUTUROS!
Dá pra notar que o cara teve um trabalhão pra 'remasterizar' essa raridade e ficou 6,5 -não por culpa dele. Uma pena são os cortes.

Quanto à Modern Sound e Billboard, fui frequentador doente das duas. A Billboard pra black music e na lojinha do pentelho muquirana do Seu Pedro para os hards, fusions e progs da vida. Realmente, a MS cresceu pra cacete e a antipatia de seu Pedro e família foi na mesma proporção. Lá, até um cdsinho de banca, que gira em torno de R$10, pode ser adquirido por míseros R$25. Em um cd japa então...
A Saraiva costuma ter preços mais atraentes, mesmo com um acervo menor.

Bom, agora vamos aos classificados:
-Vendo MÃE, em excelente estado, ano 1936, boa cozinheira, carinhosa e pensionista de Capitão de Mar-E-Guerra. Melhor mãe, e avó, impossível.
Preço: 2 ingressos (o outro é para meu headbanger-mirim) para o show de reunião do Led Zeppelin + parte aérea. Não há necessidade de hospedagem pois não vou conseguir dormir mesmo.
Ao primeiro que chegar!
Abrações,
Edson d'Aquino

woody disse...

Xiiii cumpadi, tá assim de neguinho querendo trocar a mãe pelos ingressos! Mercado altamente inflacionado. Mães, bundas, namoradas, motos e guitarras já não valem um centavo de Euro do ingresso. Como diria o Johnny, o negócio é Cach! No money, no honey!!

Anônimo disse...

Anyway someone could repost this please? The link is dead. Thanks!

Anônimo disse...

Este acoplamiento es muerto. ¿Podría alguien satisfacer el repost? ¡Gracias!

Anônimo disse...

Esta ligação está inoperante. Poderia alguém satisfazer o repost? Obrigado!