quarta-feira, 7 de maio de 2008

Billy Cobham & George Duke Live at the Hofstra Playhouse 1976



Antes de qualquer coisa, vamos esclarecer que este bootleg tem muito pouco a ver com o disco oficial Live On Tour In Europe, lançado no mesmo ano, porque o repertório é absolutamente diferente. Mas é tão bom quanto e há quem diga até melhor. O grupo é o mesmo, tendo Billy Cobham nas baquetas, um dos maiores e o mais pesado baterista de jazz todos os tempos, o verdadeiro “homem trovão” da Mahavishnu Orchestra, fazendo dupla com George Duke, tecladista mestre na fusão do jazz com o soul e o funk, que acompanhou Frank Zappa em um dos melhores momentos da sua carreira, exatamente nessa época. Junto com eles estão duas estrelas de primeira grandeza, o baixista Alphonso Johnson que acabara de deixar o Weather Report e o ainda novato, mas já brilhante guitarrista John Scofield, que mais tarde integraria o grupo de Miles Davis.

Bem, com uma formação desse calibre até peido sai afinado e no ritmo, não tem como ser ruim e de fato o disco é muito bom e envolvente com momentos funkeados e dançantes, mesclados com outros mais pesados, respiros introspectivos e solos dos quatro, uma verdadeira fusão das vertentes jazzísticas exploradas nos anos 70. Um disco imprescindível para os amantes do fusion com pegada de black music, em gravação broadcast FM de boa qualidade (A). Destaque para as faixas: “Uncle Remus” e “Echidna's Arf", composições de Duke com Frank Zappa, “Floop De Loop” e “East Bay”.





Billy Cobham & George Duke Live at the Hofstra Playhouse 1976

This bootleg is absolutely different of the official Live On Tour In Europe released in the same year, because the set list is not the same. But still a great one! Was recorded in the Hofstra University, Hempstead, NY (1976, March 19), from FM radio broadcast, with Billy Cobham on drums, George Duke on vocals and keyboards, Alphonso Johnson on bass and John Scofield on guitar. Share and enjoy !!





Billy Cobham & George Duke Live at the Hofstra Playhouse 1976





Bonus Post

George Duke - The Aura Will Prevail (1975)

Um dos melhores discos da carreira de Duke, apresentando as versões de estúdio de “Uncle Remus” e “Echidna's Arf".




Billy Cobham - Spectrum (1973)

Primeiro disco e obra prima do mestre da bateria, acompanhado aqui por Tommy Bolin, Jan Hammer e Ron Carter. Destaque para a faixa "Stratus", que atualmente faz parte do repertório de Jeff Beck.


11 comentários:

Sergio disse...

"Até peido sai afinado" é ótimo!, Woody... Vou baixar este, ó imperador dos Bootlegs!

Lembrei-me de um batera cruel crudelíssimo! que acompanha Duke no álbum (só sei desse pq é o LP que tive) "I Love the Blues, She Heard My Cry"... O nome do monstro é Leon 'Ndugu' Chancler. Conheces, né?

Conheces outras participações desse esteta da pancada? Te adianto que persegui (através do allmusic) os álbuns solos desse cara e consegui um disco chamado "JAZZ STRAIGHT UP", o qual não me chapou não.

woody disse...

É claro que conheço o Ndugu, ele é o dono das baquetas no The Aura Will Prevail que está ai no bonus post, mas nunca me liguei nos trabalhos solos dele e, pelo visto, não animaram vc tb.

Abraço,
WOODY

Sergio disse...

Já tou baixando. Só acho que um batera com esse poder deve ter outras bandas, projetos, etc... Se é que não passou dessa pra melhor. Se souber (ou lembrar) de algo, por favor me avise.

Sei q ele tem uma participação no álbum (no todo) de uma pianista negra (até famosa) de soul-funk (a merda é lembrar o nome da moça...). Sei que ela é dos 70, 80s, os sons são bem funk-soul-dancing e eu tenho um monte de coisa dela. Mas, como está nos arquivos mp3, vou ter um trabalhinho pra chegar ao nome e encontrar. Se com esses dados vc não ligar o nome a pessoa, depois te digo, pq agora virou obsessão achar essa de quem estou falando...

Sergio disse...

Lembrei rápido. É que fiz uma coletânea caseira dela e aí cheguei fácil ao nome. Patrice Rushen é o nome da moça e o álbum que Ndugu participa é The Meeting. Disquinho dificílimo! eu diria...
Valeu!

Edson d'Aquino disse...

'Spectrum': O disco que levou o grão-mestre Jeff Beck a rever seus conceitos e passar a fazer música instrumental.
E quanto ao Leon 'Ndugu' Chancler e Patrice Rushen (excelente pianista e vocalista que dá pro gasto), os dois tocaram com muita gente boa e participaram de uma das formações da Santana Band no final dos 80. Aliás, Chancler participou de várias formações.
No DVD 'Santana/Shorter Live In Montreux 1988', Patrice Rushen só não ofusca os protagonistas pois do restante da, maravilhosa por sinal, banda ela rouba a cena.
[]ões

woody disse...

Caramba!!!
Eu tenho esse DVD 'Santana/Shorter Live In Montreux 1988', cara comprei isso por um preço bem em conta no supermercado e deixei na prateleira. Isso já faz alguns meses, se facilar quase um ano. Tinha me esquecido completamente da compra. Agora que vc tocou no assunto me lembrei dele. Putz, como pude me esquecer! Grato pela lembrança, vou conferir amanhã de manhã sem falta.

Abraço,
WOODY

Edson d'Aquino disse...

Pois é, Woody, toda essa série de Montreux é baratinha, em torno de 10 merréu, e sempre vale a pena. Tenho quase tudo.
[]ões

Efraim Fernandes disse...

Olá Woddy, gostei muito de seu blog e o estou linkando ao meu, ok? Abraço e ROCK N ROLL!

trank grappa disse...

dear boogie woody
tnx for uploading such great music!!
I tried to download this record (because i am a big george duke fan! ;)
but it doesn't work.
when i am on the zShare page, I click "download now" - then i come to the page where it says:
"Your download will begin shortly
Download link will appear in 14 seconds"
then i click on "Click here to start your download" and then i am back on the "download now" page ...
very strange. any chance of downloading this record somewhere else?
greetings from suiza
trank grappa

woody disse...

Hi Trank!
The link was fixed.

Greetings from Brasil,
WOODY

Anônimo disse...

Perdi na primeira, dessa vez não deixo passar.

Valeu woody.