In view of the applications, here is a new link for this old post, If you tried access and failed, is working again.
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
sábado, 8 de novembro de 2008
Billy Cobham & George Duke Re-post
The problem with this link was fixed, If you tried access and failed, now is working.
Postado por
woody
às
18:55
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
JOHN McLAUGHLIN
Depois de Jimi Hendrix, John McLaughlin foi o meu maior ídolo na guitarra durante a adolescência. Hoje, já não tenho mais “um” grande ídolo, mas vários. Não foi amor à primeira orelhada, a coisa aconteceu gradativamente e na medida em que fui tomando conhecimento do seu trabalho. O primeiro disco que eu ouvi se chamava Extrapolation (1969), foi também o primeiro álbum solo da sua carreira. Achei um trabalho interessante, mas na época eu deveria ter uns 14 anos (isso foi lá em 1975) e a minha mente estava muito mais voltada para o rock, Black Sabbath, Led Zeppelin, Nazareth, Humble Pie e coisas assim, portanto, não me cativou muito. Um ano depois eu comecei a estudar música e assim a minha percepção se abriu para outros estilos musicais, principalmente para o jazz. McLaughlin voltou a chamar atenção ao participar de uma gravação de Miles Davis, o famoso Bitches Brew (1970), um disco revolucionário, muito falado e coisa e tal, mas que até hoje eu ainda acho meio esquisitão. Então, Miles lançou o álbum A Tribute to Jack Johnson (1970), com algumas passagens bem roqueiras e mister McLaughlin simplesmente detonando na guitarra. Nossa! Pensei. Esse cara é realmente bom. O guitarrista levou o meu respeito, mas ainda não tinha me ganhado totalmente, até que, por volta de 1977, eu conheci a Mahavishnu Orchestra, a primeira audição foi de Birds of Fire (1972) e logo depois The Inner Mounting Flame (1971), Visions of the Emerald Beyond (1974) e o ao vivo Between Nothingness & Eternity (1973), mais ou menos nessa ordem. Caraca! O que era aquilo!? Nunca tinha ouvido ou imaginado nada parecido! Velocidade, técnica, espiritualismo, melodias incríveis e uma fantástica fusão de jazz e rock, tudo tocado de forma magistral por John McLaughlin e cia. A partir dali não teve jeito, passei a idolatrá-lo e ouvir tudo que eu pudesse. Até mesmo os primeiros discos como Extrapolation, My Goal's Beyond (1970) e o Devotion (1970) ganharam novas audições e acabaram se tornando alguns dos meus discos favoritos. Ao longo dos anos, McLaughlin continuou me surpreendendo por diversas vezes com trabalhos incríveis como Love Devotion Surrender (1973), gravado em parceria com Carlos Santana; com o grupo Shakti (1975-77), uma incursão pela música hindu; as apresentações em trio de guitarra (na virada dos anos 70 e 80), com Paco de Lucía e Larry Coryell que depois foi substituído por Al DiMeola; a volta da Mahavishnu (totalmente diferente em meados dos 80); o incrível Time Remembered: John McLaughlin Plays Bill Evans (1993); e muitos outros trabalhos.
John McLaughlin por: V.A. Bezerra
O guitarrista britânico John McLaughlin, originário de Yorkshire, já era um músico com excelente preparo no blues, no rock, no jazz e no rythm & blues em 1969, quando iniciou-se uma fase meteórica em sua carreira. Naquele ano foi recrutado pelo baterista Tony Williams para o grupo Lifetime e por Miles Davis para o grupo que gravaria os clássicos álbuns In a Silent Way e Bitches Brew. McLaughlin emergiu desses experimentos como guitarrista número um do jazz-rock, considerado por muitos como um digno sucessor de Jimi Hendrix. Em 1971 John formou a Mahavishnu Orchestra, juntamente com Jerry Goodman (violino), Jan Hammer (teclados), Billy Cobham (bateria) e Rick Laird (contrabaixo). O grupo duraria até 1975, já então com outra formação. Nesse ano, McLaughlin formou com músicos de origem indiana o Shakti, um grupo acústico que contrastava com os megawatts antes despendidos pela Mahavishnu.
Alguns anos mais tarde, John formaria um novo grupo elétrico, a One Truth Band, com David Sanborn (sax), Stu Goldberg (teclados), L. Shankar (violino), Fernando Saunders (contrabaixo), Tony Smith (bateria) e Alyrio Lima (percussão). Em 1980, com Friday Night in San Francisco, disco que se tornaria cult entre os violonistas e os apreciadores do flamenco, iniciou uma colaboração intermitente com os violonistas Al Di Meola e Paco de Lucia, que originaria outros discos em 1982 e 1996. Em 1986 reativou a “marca” Mahavishnu com um grupo que teve curta existência. Nos anos 90, mais jazzístico, formou o grupo de denominou Free Spirits.
McLaughlin é um virtuose indiscutível do violão e da guitarra. Além disso, é um grande músico (uma coisa nem sempre implica a outra), no sentido de que tem uma inesgotável vontade de criar novas estruturas e explorar novas sonoridades. Apesar de alguns exageros fusion, de um certa overdose de misticismo oriental e de algumas tentativas equivocadas de reviver fases anteriores de sua própria carreira, John é um músico de grande integridade artística. Seus acertos e erros são sempre derivados de suas próprias convicções.
Fonte: EJazz
JOHN McLAUGHLIN

John McLaughlin (born January 4, 1942), also Mahavishnu John McLaughlin is a jazz fusion guitarist and composer from Doncaster, Yorkshire in England. He played with Tony Williams's group Lifetime and then played with Miles Davis on his landmark electric jazz-fusion albums In A Silent Way and Bitches Brew. His 1970s electric band, The Mahavishnu Orchestra performed a technically virtuosic and complex style of music that fused eclectic jazz and rock with eastern and Indian influences. His guitar playing includes a range of styles and genres, including jazz, Indian classical music, fusion and Western Classical music, and has influenced many other guitarists. He has also incorporated Flamenco music in some of his acoustic recordings. The Indian Tabla maestro Zakir Hussain often refers to John McLaughlin as being "one of the greatest and most important musicians of our times".
Before moving to the U.S., McLaughlin recorded Extrapolation (with Tony Oxley and John Surman) in 1969, in which McLaughlin showed technical virtuosity, inventiveness, and the ability to play in odd meters. He moved to the U.S. in 1969 to join Tony Williams's group Lifetime. He subsequently played with Miles Davis on his landmark albums In A Silent Way, Bitches Brew (which has a track named after him), On The Corner, Big Fun (where he is featured soloist on Go Ahead John) and A Tribute to Jack Johnson — Davis paid tribute to him in the liner notes to Jack Johnson, calling McLaughlin's playing "far in". McLaughlin returned to the Davis band for one recorded night of a week-long club date, which was released as part of the album Live-Evil and as part of the Cellar Door boxed set. His reputation as a "first-call" session player grew, resulting in recordings as a sideman with Miroslav Vitous, Larry Coryell, Joe Farrell, Wayne Shorter, Carla Bley, The Rolling Stones and others. He recorded Devotion in early 1970 on Douglas Records (run by Alan Douglas), a high-energy, psychedelic, fusion album that featured Larry Young on organ (who had been part of Lifetime), Billy Rich on bass and the R&B drummer Buddy Miles (who had played with Jimi Hendrix). Devotion was the first of two albums he released on Douglas. On the second Douglas album, however, McLaughlin went in a different direction in 1971 when he released My Goal's Beyond in the U.S., an amazing collection of unamplified acoustic works, including extended performances on side A of "Peace One" and "Peace Two", offering a fusion blend of jazz and Indian classical forms. Side B features some of the most melodic acoustic playing McLaughlin ever recorded, including such standards as "Goodbye Pork-Pie Hat", by Charles Mingus whom McLaughlin considered an important influence on his own development. Other tracks that expressed some of McLaughlin's other influences include "Something Spiritual" (Dave Herman), "Hearts and Flowers" (P.D. Bob Cornford), "Phillip Lane", "Waltz for Bill Evans" (Chick Corea), "Follow Your Heart", "Song for My Mother" and "Blue in Green" (Miles Davis). "Follow Your Heart" had been released earlier on Extrapolation under the title "Arjen's Bag". My Goal's Beyond was inspired by McLaughlin's decision to follow the Indian spiritual leader Sri Chinmoy, to whom he had been introduced in 1970 by Larry Coryell's manager. The album was dedicated to Chinmoy, with one of the guru's poems printed on the liner notes. It was on this album that McLaughlin took the name "Mahavishnu." Around this time, McLaughlin began a rigorous schedule of woodshedding, resulting in a transformation in his playing from his usual odd-timed, angular guitar lines to a more powerful, aggressive and fast style of playing, which would be put on display to great effect in his next project, the Mahavishnu Orchestra.
McLaughlin's 1970s electric band, The Mahavishnu Orchestra included violinist Jerry Goodman (later Jean-Luc Ponty), keyboardist Jan Hammer (later Gayle Moran and Stu Goldberg), bassist Rick Laird (later Ralphe Armstrong), and drummer Billy Cobham (later Narada Michael Walden). The band performed a technically virtuosic and complex style of music that fused eclectic jazz and rock with eastern and Indian influences. This band established fusion as a new and growing style within the jazz and rock worlds. McLaughlin's playing at this time was distinguished by fast solos and exotic musical scales. In 1973, McLaughlin collaborated with Carlos Santana, also a disciple of Sri Chinmoy, on an album of devotional songs, Love Devotion Surrender, which included recordings of Coltrane compositions including a movement of A Love Supreme. He has also worked with the jazz composers Carla Bley and Gil Evans. The Mahavishnu Orchestra's personality clashes were as explosive as their performances and consequently the first incarnation of the group split in late 1973 after just two years and three albums, one of which was a live recording "Between Nothingness and Eternity". In 2001 the "Lost Trident Sessions" album was released, recorded in 1973 but shelved when the group disbanded. Mclaughlin then reformed the group with Narada Michael Walden (drums), Jean Luc Ponty (violin), Ralphe Armstrong (bass) and Gayle Moran (keys and vocals). The incarnation of the group recorded a further two albums, after which time Mclaughlin was almost completely absorbed in his acoustic playing with his Indian classical music based group Shakti (see below). A third album was recorded in 1976 largely due to contractual obligations. Around this time, McLaughlin also appeared on Stanley Clarke's School Days album, among a host of other musicians.
After the first reincarnation of the Mahavishnu Orchestra split, McLaughlin worked with the far more low-key, acoustic group Shakti. This group combined Indian music with elements of jazz and thus may be regarded as a pioneer of world music. Mclaughlin had already been studying Indian classical music and playing the veena for several years. The group featured Lakshmirnaraya L. Shankar (violin), Zakir Hussain (tabla), Thetakudi Harihara Vinayakram (ghatam) and earlier Ramnad Raghavan (mridangam). John was the first westerner to attain any acclaim performing Indian music for Indian audiences. In this group, Mclaughlin played a custom made steel string acoustic guitar made by luthier Abe Wechter and the Gibson guitar company, which featured two tiers of strings over the soundhole: a conventional six string configuration with an additional seven strings strung underneath on a forty-five degree angle - these were independently tunable and were played as "sympathetic strings" much like a sitar or veena. The instrument also featured a scalloped fretboard along the full length of the neck which enabled Mclaughlin to play bends far beyond the reach of a conventional fretboard. In 1979, he teamed up with flamenco guitarist Paco de Lucía and jazz guitarist Larry Coryell (replaced by Al Di Meola in the early 1980s) as the Guitar Trio. For the fall tour of 1983, they were joined by Dixie Dregs guitarist Steve Morse, who opened the show as a soloist and participated with The Trio in the closing numbers. The Trio, again featuring McLaughlin along with de Lucía and Di Meola, reunited in 1996 for a second recording session and a world tour. In 1979, Mclaughlin recorded the album "Johnny Mclaughlin: Electric Guitarist". This was the title on Mclaughlin's first business cards as a teenager in Yorkshire. This recording was a return to more mainstream Jazz/Rock fusion and to the electric instrument after three years of playing acoustic guitars, particularly his Gibson 2-tier custom-made steel string with the Shakti group. Mclaughlin was so used to the scalloped fretboard from his Shakti days and so accustomed to the freedom it provided him that he had the fretboard scalloped on his Gibson Byrdland Electric hollowbody. He also formed the short-lived One Truth Band who recorded one studio album: "Electric Dreams". The group had L. Shankar on violins, Stu Goldberg on keyboards, Fernando Saunders on electric bass and Tony Smith on drums. 1979 also saw the formation of the very short-lived Trio of Doom. Here McLaughlin teamed up with Jaco Pastorius (bass) and Tony Williams (drums). They only played one concert, at the Karl Marx Theater in Havana, Cuba on March 3, 1979, this concert was part of a US State Department cultural exchange program known by some musicians as the 'The Bay of Gigs'. They went on to record three of the tracks at CBS Studios in New York City, United States on March 8, 1979.
In the late '80s and early '90s Mclaughlin recorded and performed live with a trio including bassist Kai Eckhardt and percussionist Trilok Gurtu. The group recorded two albums: "Live at The Royal Festival Hall" and "Que Alegria", with latter featuring Dominique DiPiazza on bass for all but two tracks. These recordings saw a return to acoustic instruments for McLaughlin, performing on nylon-string guitar. On "Live at the Royal Festival Hall" McLaughlin utilised a unique guitar synth which enabled him to effectively "loop" guitar parts and play over them live. The synth also featured a pedal which provided sustain when pressed. McLaughlin played parts which sound overdubbed and creating lush soundscapes, aided by Gurtu's unique percussive sounds. This approach is used to great effect in the track "Florianapolis", amongst others. In 1986 he appeared with Dexter Gordon in Bertrand Tavernier's film "Round Midnight." He also composed The Mediterranean Concerto, orchestrated by Michael Gibbs. The world premier featured McLaughlin and the Los Angeles Philharmonic. It was recorded in 1988 with Michael Tilson Thomas conducting the London Symphony Orchestra. McLaughlin does improvise in certain sections.
In the early 1990s he toured with his Quartet on the Que Alegria album. The quartet comprised John McLaughlin, Trilok Gurtu, Kai Eckhardt and Dominique DiPiazza. Following this period he recorded and toured with The Heart of Things featuring Gary Thomas, Dennis Chambers, Matthew Garrison, Jim Beard and Otmaro Ruiz. In recent times he has toured with Remember Shakti. In addition to original Shakti member Zakir Hussain, this group has also featured eminent Indian musicians U. Srinivas, V. Selvaganesh, Shankar Mahadevan, Shivkumar Sharma, and Hariprasad Chaurasia. In 2003, he recorded a ballet score, Thieves and Poets, along with arrangements for classical guitar ensemble of favorite jazz standards, and a three-DVD instructional video on improvisation entitled "This is the Way I Do It" (which contributed to the development of video lessons) In June 2006, he released a hard bop/jazz fusion album entitled Industrial Zen, on which McLaughlin experiments with the Godin Glissentar as well as continuing to expand his guitar-synth repertoire.2007, he left Universal Records and joined the small Internet-based Abstract Logix label that works closely with independent jazz, progressive rock, and world music bands. Recording sessions for his first album on the label took place in April. That summer, he began touring with a new jazz fusion quartet, the 4th Dimension, consisting of keyboardist/drummer Gary Husband, bassist Hadrian Feraud, and drummer Mark Mondesir. During the 4th Dimension's tour, an "instant CD" entitled "Live USA 2007: Official Bootleg" was made available comprising soundboard recordings of 6 pieces from the group's first performance. The album was available after that and all subsequent performances and a limited number were made available through Abstract Logix. Following completion of the tour, McLaughlin personally sorted through recordings from each night to release a second MP3 download-only collection entitled "Official Pirate: Best of the American Tour 2007". During this time, McLaughlin also released another instructional DVD entitled "The Gateway to Rhythm", featuring Indian percussionist and Remember Shakti bandmate Selva Ganesh Vinayakram (or V. Selvaganesh), focusing on the Indian rhythmic system of konnakol. John also remastered and released a shelved project dating back to 1980 called "The Trio of Doom" featuring jazz/fusion luminaries Jaco Pastorius and Tony Williams. The project had been aborted due to conflicts between Williams and Pastorius as well as what was at the time a mutual dissatisfaction with the results of their performance. On April 28, 2008 the recording sessions from the previous year surfaced on the album "Floating Point", featuring the rhythm section of keyboardist Louiz Banks, bassist Hadrien Feraud, percussionist Sivamani and drummer Ranjit Barot bolstered on each track by a different Indian musician. Coinciding with the release of the album was another DVD, "Meeting of the Minds", which offered behind the scenes studio footage of the "Floating Point" sessions as well as interviews with all of the musicians. McLaughlin is set to begin a late summer/fall tour with Chick Corea, Vinnie Colaiuta, Kenny Garrett and Christian McBride under the name "5 Peace Band".
From Wikipedia
Mahavishnu Orchestra - Live at Wichita KS 1974[*] [*]
Mahavishnu Orchestra - Spirits of Bird [1972][*]
Santana & Mahavishnu - At Saratoga Performing Arts Center [1973][*] [*]
John McLaughlin - Live at Antibes Jazz Festival [1996][*]
Shakti - A Handful of Beauty [1976][*]
Corea, McLaughlin, Holland & DeJohnette - Live in New York [1968][*]
John McLaughlin - Extrapolation [1969][*]
John McLaughlin & Mahavishnu - Live at Estival Jazz [1986][*]
John McLaughlin - Time Remembered [1993][*]
The Heart Of Things - Live In Paris [2000][*]
Postado por
woody
às
06:51
28
comentários
Marcadores: Jazz, Jazz Fusion
domingo, 2 de novembro de 2008
Fusion for Miles - V.A. [2005]
Este disco eu ia postar na balada do Jimmy Herring, mas não o fiz porque, no final das contas, ele toca só numa faixa e tem muita gente boa junto nisso para ficar só nele. Além do mais, é um disco em homenagem a Miles Davis, um cara que para mim é o maior entre os melhores. Então eu poderia também colocá-lo em um post do Miles que estou preparando, mas cheguei à conclusão que este álbum tem mesmo é que ficar num post exclusivo. Fusion for Miles como o nome deixa bem explícito é um tributo a Miles Davis tendo como banda de apoio Alphonso Johnson no baixo, Vinnie Colaiuta na bateria, Deve Liebman no sax e Larry Goldings nos teclados. Mas não é só isso! Para cada faixa específica o grupo é completado por um renomado guitarrista, na verdade trata-se de um tributo de guitarristas à música de Miles Davis. Assim sendo, numa banda desse calibre não poderíamos ter ninguém menos que feras como: Mike Stern (que fez parte do grupo do mestre), Warren Haynes, Bill Frisell, Bireli Lagrene, Pat Martino, Jeff Richman, Steve Kimmock, Eric Johnson, Bill Connors e o já citado Jimmy Herring. Cada um deles fazendo a sua interpretação de clássicos deste que foi o maior jazzista do seu tempo, um homem que revolucionou a música mais de uma vez, e que é considerado o pai do fusion. O resultado? Eu achei simplesmente... Não! Não vou dizer nada. Tirem suas próprias conclusões.

Fusion for Miles - V.A.
Fusion for Miles features some of the greatest names in progressive jazz/ fusion guitar, each paying tribute to master musician and jazz legend Miles Davis, a pioneer of modern jazz and fusion. A gifted composer and powerful band leader, Miles left this world with a legacy of phenomenal compositions, a universal reputation for introducing the world to many important jazz artists who first apprenticed under him, and a vast number of people who were touched by and learned from his stylized harmonic genius. Those musicians, whose music he influenced, were not just trumpet players but nearly all students of jazz and among them are the incredible guitarists who have come together to lift up their guitars as their voices in this unique tribute. FEATURING GUEST GUITARISTS: Eric Johnson, Bill Frisell, Pat Martino, Warren Haynes, Jimmy Herring, Mike Stern, Bill Connors, Steve Kimmock, Bireli Lagrene and Jeff Richman.
Editorial Review from Amazon.com

[*]
Postado por
woody
às
04:40
7
comentários
Marcadores: Fusion
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
JIMMY HERRING

Taí um cara que não é muito conhecido, mas é respeitado pela grande maioria daqueles que já tiveram o prazer de ouvi-lo tocar e reconhecem nele um dos melhores guitarristas da atualidade. Pode parecer exagero, afinal muitos devem estar se perguntando: “mas quem é esse Mané”? Segundo o site oficial da Allman Brothers Band, ele é considerado um Deus da guitarra para os fãs da música neo-hippie. Como não se vêem muitos neo-hippies por aí, talvez isso explique o porquê dele não aparecer tanto, mas mesmo assim ainda acho que ele merecia mais espaço na mídia do que vem recebendo. Contudo, eu desconfio que Jimmy não seja muito chegado a aparecer e olhando para o cara, temos mesmo a impressão de uma pessoa reservada. Este guitarrista já tocou com meio mundo, inclusive com a Allman Brothers Band em 2000 (não chegou a gravar um disco com eles, mas está lá no site da banda). Porém, nunca ficou muito tempo numa banda, pulando de um projeto para outro sem tempo hábil para as coisas acontecerem.
Jimmy Herring nasceu em Fayetteville na Carolina do Norte, em 22 de janeiro de 1962, sua mãe além de professora de inglês numa high school, era D.B. e ainda, juíza da Suprema Corte. Ele tem dois irmãos Bobby e Joe, este foi quem o introduziu no mundo da guitarra quando ele tinha oito anos de idade. Jimmy também chegou a tocar saxofone, mas se tornou rapidamente conhecido pelo seu talento prodigioso na guitarra. Terminou os estudos em 1980 e ao invés da faculdade, optou por fazer um curso na conceituada Berklee College of Music. Entre 1984 e 85 ele freqüentou o Guitar Institute of Technology (GIT), na California, e no ano seguinte se mudou para Atlanta, passando a lecionar no Atlanta Institute of Music. Foi lá que conheceu o baterista Jeff Sipe (aka Apt.Q258), seu grande parceiro de banda no início da carreira profissional. Juntamente com Oteil Burbridge (baixista do Allman Brothers), entre 1986-88, eles formaram um grupo de apoio para Col. Bruce Hampton. Um tipo esquisitão, com voz rouca, idéias surreais e que fazia um som no estilo jam band. O cara era tipo uma espécie de guru musical do Sudeste americano e certamente foi uma influência importante na formação de Jimmy. A partir daquele grupo, nasceu o Aquarium Rescue Unit que durou de 89 até 95, o maior tempo de Herring numa banda até o momento. Nesse período, lançaram dois discos marcantes: Col. Bruce Hampton & the Aquarium Rescue Unit Live (1991) e Mirrors of Embarrassment (1993), que reforçaram a imagem de Jimmy como guitarrista de jam band, estilo favorito dos tais neo-hippies. Infelizmente não possuo nenhum desses álbuns para poder mostrar a vocês. Foi ainda por esses tempos, que ele conheceu Derek Trucks (guitarrista do Allman Brothers e Derek Trucks Band), outro que se tornou um grande amigo e parceiro musical, o acompanhando em diversas oportunidades. Derek até presenteou Jimmy com uma Gibson SG vermelha que volta e meia ele usa em seus shows. Entre os projetos em que os dois estiveram juntos, está o memorável Frogwings idealizado pelo baterista Butch Trucks, tio de Derek e membro remanescente da formação original da Allman Brothers Band, que juntou alguns integrantes da sua velha banda com outros do Aquarium Rescue Unit, colocando como frontman Edwin McCain, essa banda até conseguiu certo prestigio e fez uma série de shows pelos EUA, mas McCain estava mais interessado em ter uma carreira solo e deixou o Frogwings logo depois, então, Trucks recrutou John Popper (Blues Traveler) para assumir os vocais e foi com ele que saiu o único disco oficial do grupo, uma gravação ao vivo chamada Croakin' at Toad's lançada em 2000 quando o Frogwings já não existia mais. Jimmy Herring também participou de um álbum da Derek Trucks Band, o Out of the Madness gravado nesse período em que estiveram juntos no Frogwings.
Ainda nessa mesma época, Jimmy resolveu mudar de ares, passando do jam band para o fusion quando, ao lado de T Lavitz (Dixie Dregs), se juntou com lendas vivas do jazz como o baterista Billy Cobham e o baixista Alphonso Johnson para formar o Jazz Is Dead. Em 99 Cobham deixou o grupo e seu lugar foi ocupado por Rod Morgenstein e Jeff Sipe que se revezaram nas baquetas. A proposta do Jazz Is Dead era interpretar temas clássicos do Grateful Dead de maneira instrumental e com uma roupagem jazz-fusion. Lançaram três ótimos discos: Blue Light Rain (1998), Laughing Water (1999) e Great Sky River (2000), depois desse, não saiu mais nenhum, mas volta e meia eles se reúnem para shows esporádicos, no entanto, Herring não participou de nenhum desses até hoje, sendo substituído por Jeff Pevar. 2000 foi realmente um ano agitado para o guitarrista que entusiasmado com o fusion, resolveu montar seu próprio grupo, chamou Ricky Keller para o baixo (com quem havia trabalhado no Aquarium Rescue Unit), Jeff Sipe e gravou o disco homônimo do Project Z, que eu definiria como um petardo! Só para usar o jargão futebolístico. Em janeiro, se uniu ao Phil Lesh (Grateful Dead) and Friends para uma turnê de primavera; de maio até o fim de setembro esteve com o Allman Brothers Band e, em outubro, voltou a tocar com Phil Lesh and Friends. No ano seguinte, gravou com T. Lavitz, Richie
Hayward e Kenny Gradney, um bom álbum de fusion chamado Endangered Species e no início de 2002, voltou ao estúdio para gravar o segundo disco do Project Z, Lincoln Memorial (que só seria lançado em 2005), depois, esteve com os membros originais do Grateful Dead, que se reuniram sob o nome de The Other Ones (mais tarde mudaram para The Dead), permanecendo com eles até 2004, mesmo ano em que participou da gravação de dois tributos importantes: Visions of an Inner Mounting Apocalypse, em homenagem a Mahavishnu Orchestra e Fusion for Miles, um tributo a Miles Davis. Trabalhos acima de qualquer suspeita, mesmo para mim que não sou chegado a tributos!

Nos dois anos seguintes, Jimmy andou fazendo uma série de trabalhos musicais orbitando nas esferas do jazz, funk e ocasionalmente tocando com um grupo chamado The Codetalkers onde voltou a trabalhar com Col. Bruce Hampton e também conheceu Bobby Lee Rodgers com quem montou uma banda em 2006 (junto com Sipe), ainda neste ano, ele reviveu o Aquarium Rescue Unit em alguns shows e no outono, passou a integrar o Widespread Panic, substituindo George McConnell na guitarra, banda da qual se tornou um membro efetivo, pelo menos até o momento. Agora em 2008, saiu Free Somehow, o primeiro disco de estúdio do Widespread Panic com ele na guitarra e também, Lifeboat, seu primeiro disco realmente solo. Dois discos muito bons que mostram bem a versatilidade de estilos desse baita guitarrista. Um virtuoso que surgiu na segunda metade dos anos 80 e, ao contrário da maioria dos seus contemporâneos de guitarra, fugiu do modelo Satriani/Malmsteen, adotando sua própria identidade musical.
Este post é o resultado de uma ação conjunta com o blog Fusion-Brasil. Valeu parceiro!!
Agradecimentos especiais a Bernardo Gregori pelo auxílio na tradução.
Fontes: Wikipedia, The Allman Brothers Band web site e Jimmy Herring web site.
Jimmy Herring is originally from Fayetteville, North Carolina. He was born on January 22, 1962, the son of Betty, a high school English teacher, and D.B., a North Carolina Superior Court judge. He has two older brothers, Bobby and Joe. It was Joe who first introduced Jimmy to the guitar when he was 8 years old. Jimmy attended Terry Sanford Senior High School in Fayetteville, North Carolina. Although he played saxophone in the high school band, he quickly became known for his prodigious talent on guitar. Jimmy had a Telecaster guitar with a Stratocaster neck, in the same style as one of his biggest influences at the time, Steve Morse of the Dixie Dregs. He played with various groups throughought junior high Info about Jimmy Herring! His first concert was in junior high school. He played in the talent show in the 8th grade. The Band played (Walk the Dog by Aerosmith) and (Helther Skelter by The Beatles.) Gary McCall played bass and Steve Melvin played drums he has since passed. The first concert he went to was Alice Copper. Just a little trivia about Jimmy's Early Days! In high school he played with various fellow musicians, including bass players Corky Jones and Mike Logiovino, drummers Tom Pollock, John Sutton, and Bill Wiggs, guitarist Adam Ancherico, and keyboard players Steve Page and John Stonebraker. After high school he also formed the band Paradox with drummer John Sutton and bassist Mike Logiovino, which played local bars including the Cellar and Baby Blues. Paradox was a cover band that played mostly jazz fusion instrumentals, including songs by the Dixie Dregs, Al Di Meola and Chuck Mangione, and included a 3-piece horn section for which Jimmy did the arrangements.Jimmy Herring is a graduate of The Guitar Institute of Technology (GIT) in Hollywood, California, as well as having prior attended one of the Berklee College of Music's Summer Sessions following his senior year of high school. He is well-known not only for his improvisational skills, but also for his combination of excellent speed playing and slower, more soulful leads. He has been a major influence to a myriad of guitarists on the American jamband scene, known for his fluent improvisational talent and ability to play complex and long solos without repeating phrases. Herring was the original lead guitarist of the seminal jamband group Col. Bruce Hampton and the Aquarium Rescue Unit. Formed in Atlanta in 1989, its alumni include Allman Brothers bassist Oteil Burbridge and former Leftover Salmon drummer Jeff Sipe. Subsequently invited to participate on the H.O.R.D.E. tour with ARU in 1992 and 1993, Herring would be offered the lead guitar spot in the Allman Brothers Band after Dickey Betts was arrested after a show in Saratoga Springs, NY on July 30, 1993. Herring filled the open slot for one night but declined to take the position as a full-time gig.
Aquarium Rescue Unit would lose Bruce Hampton in 1994, who cited time pressures as his reason for leaving the band. - Herring and other members would continue to tour as late as early 1997 until drummer Jeff Sipe departed for Leftover Salmon. 1998 and 1999 would find Herring, with bassist Alphonso Johnson, Dixie Dregs (and former Widespread Panic) keyboardist T Lavitz and jazz drummer Billy Cobham touring as Jazz Is Dead. Jazz Is Dead released three albums; the material was fusion jazz-rock, largely instrumental-only interpretations of classic Grateful Dead songs. The Allman Brothers (by then including ex-ARU member Oteil Burbridge on bass) would come calling again in 2000 and Herring played their summer 2000 tour before being offered the guitar spot in a new project put together by Phil Lesh of the Grateful Dead — Phil Lesh and Friends. Up to the point of Herring joining the Lesh group had a rotating cast of band members; Herring would solidify the group into a lineup which remained largely constant for the next 5 years.
In 2002, Herring joined The Other Ones, a band that included four former members of the Grateful Dead — Phil Lesh, Bob Weir, Mickey Hart, and Bill Kreutzmann. Herring continued to play with the group, now renamed The Dead, in 2003 and 2004. In 2005, he also toured with the jazz, funk, and occasionally bluegrass-oriented band The Codetalkers, which featured Jimmy on guitar with his previous bandmate Col. Bruce Hampton on vocals, harmonica, and guitar. This band also allowed Herring to expand a musical friendship with Codetalkers' front man Bobby Lee Rodgers, with whom Herring formed a new band in the spring of 2006 (tentatively dubbed Herring, Rodgers, and Sipe). 2005 also marked the release of the Lincoln Memorial disc from Project Z, of which Jimmy is a founding member. In January 2005, Herring appeared on the Jam Cruise 3 stage with several acts, including Colonel Les Claypool's Fearless Flying Frog Brigade.
Herring left Phil Lesh and Friends in November, 2005. On August 3, 2006, Widespread Panic announced Herring would be taking over the lead guitar spot in the band after the departure of George McConnell. Also in 2006, Herring and an almost complete original lineup of Aquarium Rescue Unit reunited as Col. Bruce Hampton and The Aquarium Rescue Unit featuring Oteil Burbridge, Jimmy Herring, Col. Bruce Hampton and Jeff Sipe with Bobby Lee Rodgers sitting in.
From: Wikipedia

Widespread Panic - Free Somehow [2008]
-front.jpg)
Jimmy Herring - Justice League [2000]

The Aquarium Rescue Unit - In A Perfect World [1996]

Jazz Is Dead - Wilmers Park [1998]

Frogwings @ Toad's Place [1999]

Project Z - Lincoln Memorial [2005]

The Derek Trucks Band - Out of the Madness [1998]

The Codetalkers - Live at Ripplefest [2005]

Jimmy não toca neste disco.
Jimmy not play in this record.
Postado por
woody
às
17:29
27
comentários
Marcadores: Blues Rock, Fusion, Rock
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
Rubens & The Barrichellos - Gran Turismo [2003]

Essa foi ótima! Estava eu conferindo as últimas da Fórmula 1, sem grandes esperanças de ver o nosso Massa campeão, quando vejo uma curiosa nota no blog do comentarista Fábio Seixas falando sobre esse grupo. Pois é! Ao que parece o grande Barrichello, depois de fazer dupla com Michael Schumacher ficou mesmo querido na Alemanha, ao ponto de um grupo de surf music em Munique reverenciá-lo se intitulando Rubens & The Barrichellos. Na verdade, eu não estou bem certo se foi por ironia, reverência ou uma grande sacada de marketing, mas de qualquer forma o nome deu sorte e funcionou bem como estratégia de mercado, pois Gran Turismo foi lançado também nos EUA e apesar de não ser um sucesso de vendas, realmente chama a atenção pelo nome, principalmente aos fãs da Fórmula 1. O mais legal nisso tudo, é que o som não é nada mal, nada mal mesmo! Também não é nada de especial, trata-se de música instrumental no clássico estilo surf music 50’ com uma guitarra bem tocada e cheia de reveber. Agora saca só o nome dos integrantes: Alejandro Barrichello, Pedro Barrichello e Rubens Fittipaldi. Como estamos na semana do GP Brasil, acho que o post veio bem a calhar, quem sabe da sorte ao Barrichello. Acelera Rubinho!!!

Rubens & The Barrichellos - Gran Turismo
Great surf trio from Munich featuring the members of the MOTORPSYCHOS.
Clear reverb drenched surf with strong influences of Italo-Western Soundtracks, Drag Racing and Secret Agent movies.

Postado por
woody
às
07:34
11
comentários
Marcadores: Rock, Surf Music
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Jerry Cantrell - Degradation Trip [2002]
Jerry Fulton Cantrell Jr. nasceu na cidade de Tacoma, Washington, em 18 de março de 1966. Tornou-se famoso como guitarrista e vocalista do grupo Alice in Chains, uma entre as várias bandas de Seattle que surgiram durante a explosão do grunge nos anos 80. Considerado como um dos guitarristas mais técnicos da cena grunge, Cantrell tem como característica marcante um som encorpado e pesado, mas com bastante refinamento nas sonoridades leves. Sua carreira como músico profissional começou no Alice in Chains em 1987 e decolou em 90 com o lançamento de Facelift, primeiro disco da banda, onde ele assina todos os títulos inclusive sucessos como “Man in the Box”, “We Die Young” e “Sea of Sorrow". O seu primeiro trabalho solo foi Boggy Depot gravado em 1998 com as participações de seus companheiros de Alice in Chains, o baixista Mike Inez e o baterista Sean Kinney, além dos baixistas Rex Brown (Pantera) e Les Claypool (Primus). Um disco interessante, mas nada mais que isso. Quando Degradation Trip foi lançado, alguns críticos alegaram que a sonoridade lembrava muito a sua banda e que por isso era melhor ouvir o Alice in Chains original do que uma cópia barata. Me lembro de ter lido isso em alguma crítica de revista ou jornal e, francamente, nunca vi tanta ignorância musical, principalmente porque Jerry, além de guitarrista era também a segunda voz do grupo e ainda por cima o principal compositor, logo, o cara pode ser considerado no mínimo, 50% da personalidade da banda, então nada mais óbvio do que um disco dele soar como um trabalho do Alice in Chains. Além disso, Degradation Trip é um álbum excelente, onde Jerry trabalha ao lado do baixista Robert Trujillo (Ozzy Osbourne, Suicidal Tendencies, atualmente no Metalica) e Mike Bordin (Faith No More), formando um power trio na acepção da palavra. Acredito até que se não fosse a morte de Layne Staley por overdose de speedball (combinação de heroína e cocaína) em abril daquele mesmo ano (2002), provavelmente algumas dessas faixas estariam num CD do Alice In Chains. A boa aceitação do público e também da crítica de uma maneira geral confirmam isso, tanto que logo depois do lançamento, saiu o Degradation Trip Vol.1 & Vol.2, acrescentando ao disco algumas músicas que ficaram de fora, transformando o lançamento num álbum duplo. Penso que a seleção da primeira edição é melhor, mas as músicas agregadas depois não deixam nada a desejar. Após esse disco, Jerry não lançou mais nada infelizmente, mas em 2005 o Alice In Chains renasceu das cinzas com William DuVall nos vocais, fizeram algumas apresentações por aí, e agora, trabalham em um disco de retorno prometido para este ano. Enquanto o novo trabalho não sai, só resta aos fãs ter paciência e esperar.
Fonte: Wikepedia

Jerry Cantrell - Degradation Trip
Degradation Trip is the second solo album by Alice in Chains guitarist Jerry Cantrell, released on June 18, 2002. It is sometimes considered to be a tribute album to the group's fallen singer, Layne Staley, who died two months before the release of the album, which was dedicated to him. The majority of Degradation Trip was written in the seclusion of a house in the Cascade Mountains. Regarding the experience of writing Degradation Trip, Cantrell said:
In '98, I locked myself in my house, went out of my mind, and wrote 25 songs. I rarely bathed during that period of writing; I sent out for food; I didn't really venture out of my house in three or four months. It was a hell of an experience. The album is an overview of birth to now.
A second version of the album - considered to be the 'definitive' and originally intended version - was released on November 26, 2002. This double album includes 11 additional recordings that Roadrunner Records forced Cantrell to cut. The songs "Died" and "Get Born Again" from Alice in Chains' Music Bank box set were originally planned for Degradation Trip; however, the group's interest in them lead to Staley writing lyrics and their eventual release under Alice in Chains.
From: Wikepedia

[*]
Postado por
woody
às
12:29
8
comentários
Marcadores: Rock
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Ozone Quartet - Cloud Nineology [2005]
Este disco foi um pedido do Fusion Brasil, um blog que tenho freqüentado bastante ultimamente e que recomendo aos apreciadores de fusion e também aos fãs de Frank Zappa, pois volta e meia ele posta uns trabalhos do mestre e também de artistas relacionados a ele. O Ozone Quartet é uma banda americana que faz uma fusão entre rock, jazz e progressivo. É um quarteto formado pelo guitarrista Jeremy Shaw, a violinista Hollis Brown, o baterista Fran Dyer e Wayne Leechford tocando chapman stick. Essa combinação do violino com stick dá ao grupo uma sonoridade toda especial lembrando grupos como King Crimson, Mahavishnu, Liquid Tension Experiment, Dixie Dregs e até alguma coisa de Jean Luc Ponty, mas de forma sutil, pois o Ozone Quartet tem sua própria identidade sonora, que ora pesa para o jazz rock e em outros momentos está mais para o rock progressivo. A banda existe desde 1992, mas na época se chamava Cloud Nine, com a entrada do baterista Francis Dyer, em 1995, passaram a se denominar Ozone Quartet e gravaram o primeiro álbum, chamado Fresh Blood, em 1997. De lá para cá lançaram apenas mais três disco, dois de estúdio e um ao vivo, todos muito bons. Cloud Nineology é o trabalho mais recente e espero que não seja o último, porque até o momento não gravaram mais nada e estão com a agenda parada, mas torço para que voltem logo às atividades, pois tenho muito apreço pela banda.

Ozone Quartet - Cloud Nineology
After three demo recordings and many live shows, Ozone Quartet gained recognition as a band that was paving new ground and reintroducing the best influences in rock-fusion. Ozone Quartet's first CD, Fresh Blood, drew the attention and support of progressive rock and jazz-fusion music aficionados from around the world. The band's other releases include Nocturne, Live at Local 506, and Cloud Nineology. Ozone Quartet's CD releases have received critical acclaim and international radio airplay. Ozone Quartet's sound has been compared by critics and fans to progressive rock-fusion pioneers like King Crimson, Dixie Dregs, and Mahavishnu Orchestra.
From: Ozonequartet.com

[*]
Postado por
woody
às
05:20
5
comentários
Marcadores: Fusion, Rock Progressivo
terça-feira, 14 de outubro de 2008
CHAMPION JACK DUPREE

Champion Jack Dupree foi a personificação do blues de New Orleans e também um pianista de boogie woogie, verdadeiro “professor” em matéria de tocar em bares e cabarés, uma figura simpática que gostava de contar causos e piadas entre uma música e outra. Nasceu como William Thomas Dupree, em 4 de julho de 1910, na Louisiana. Seu pai era do Congo Belga e sua mãe, de origem afro americana e índio Cherokee. Ele ficou órfão aos dois anos de idade e foi enviado para o New Orleans Home for Colored Waifs, um orfanato para crianças de cor por onde também passou Loius Armstrong, sendo adotado por Olivia Gardner aos 14 anos de idade. Começou a tocar piano de forma autodidata e mais tarde aprendeu com Tuts Washington e com o lendário Drive’Em Down (Willie Hall), a quem ele chamava de pai e que lhe ensinou o “Junker’s Blues”, um clássico que se tornou notório na interpretação de Jack Dupree. Ainda jovem, começou sua vida de andarilho, viveu em Chicago onde trabalhou com Geórgia Tom, em Indianápolis e Indiana onde se juntou a Scrapper Blackwell e Leroy Carr. Além de tocar piano, ele fazia uns bicos de cozinheiro e quando esteve em Detroit, conheceu Joe Louis que o encorajou a iniciar uma carreira de boxer. Chegou a lutar 107 vezes conquistando a Golden Gloves (Luvas de Ouro) e outros campeonatos. Foi aí que ele ganhou o apelido de Champion Jack (Jack Campeão), que usou para o resto da vida.
Em 1940 ele deixou o box de lado e voltou para o piano. Estava com 30 anos e retornou a Chicago fazendo parte de um círculo de artistas que por ali gravavam, como Big Bill Broonzy e Tampa Red, este o apresentou ao famoso produtor de blues Lester Melrose, que produziu alguns de seus primeiros trabalhos para o selo Okeh. Mas em 1942 ele foi convocado para o exército indo servir no Pacífico, trabalhando como cozinheiro da marinha. Acabou sendo capturado pelos japoneses e viveu dois anos como prisioneiro de guerra.
Após a guerra, ele foi para Nova York afim de retomar sua carreira musical. Acabou dando sorte por lá e gravou para não menos que vinte e um diferentes selos incluindo Savoy, King e Atlantic. Pois, assim como o guitarrista John Lee Hooker, Dupree não ligava muito para obrigações contratuais e gravou sob diferentes pseudônimos entre os quais: Brother Blues, Big Tom Collins, Blind Boy Johnson, Meathead Johnson, Willie Jordan, e Lightnin' Jr. Mas foi com o seu próprio nome que ele emplacou um hit em 1955 em dueto com Teddy McRae chamado “Walking The Blues”, que ficou 11 semanas nas paradas de R&B. Na verdade, foi a única vez que ele fez parte de uma parada dessas em toda sua carreira. Em 1958 gravou aquela que para muitos é considerada a sua obra prima, o álbum Blues From the Gutter. Em suas músicas, Dupree falava do mundo ao seu redor, abordando temas como prostituição, cadeia, bebidas e drogas, muito embora ele não fosse lá um grande beberrão e sequer fazia uso de drogas. Mesmo vivendo em Nova York, Depree percebeu que não importava para onde fosse, não conseguia escapar do preconceito racial. Cansado de toda essa história, em 1959 resolveu se mudar para Europa onde viveu os últimos 32 anos de sua carreira, morando em países diferentes como Suíça, França, Inglaterra, Dinamarca e Alemanha. Nessa fase, lançou uma série de álbuns maravilhosos por diferentes gravadoras entre os quais o incrível From New Orleans To Chicago (1966), gravado na Inglaterra com a participação de John Mayall e Eric Clapton, que na verdade não estão em todas as faixas, mas só a participação em “Third Degree” e “Shim-Sham-Shimmy”, já vale o disco. A dupla aparece novamente ao lado de Dupree no álbum Raw Blues (1967), uma coletânea de participações de Mayall com astros do blues, tocando “Calcutta Blues” e “24 Hours”, dois blues de arrepiar. Outro disco bem bacana dessa fase britânica, é Scooby Dooby Doo (1969) produzido por Mike Vernon e com a participação de Mick Taylor dos Rollings Stones. De fato, muitos astros do British blues tiveram a honra de gravar um disco com ele como Alexis Korner em Champion Jack's Natural & Soulful Blues (1961), Paul Kossoff em Whe You Feel The Feeling You Was Feeling (1968) e Aynsley Dunbar que com sua banda The Aynsley Dunbar Retaliation, acompanhou Dupree no álbum The Heart Of The Blues Is Sound (1969). O cara era mesmo um ídolo para os músicos ingleses e ao que parece, também para o púbico, pois em Halifax, cidade inglesa onde morou entre 1970 e 80, foi encomendada uma placa de bronze em sua memória.
Em 1990 Champion Jack Dupree retorna aos Estados Unidos para participar, em sua terra natal, do famoso New Orleans Jazz Heritage Festival. Foi sua primeira visita à cidade desde 1954 e ele simplesmente se tornou a sensação do evento, aproveitando a oportunidade para se reunir com alguns do melhores músicos locais e gravar o aclamado álbum Back Home In New Orleans, produzido por Ron Levy, organista que tocava com B.B. King. Em 1991 ele voltou à América para tocar no mesmo festival e também no Chicago Blues Festival. Mais uma vez adentrou no estúdio para gravar as faixas que seriam lançadas nos discos Forever & Ever e One Last Time. Realmente foi a última vez. Vítima de câncer, faleceu em 21 de janeiro de 1992 na cidade de Hanover, na Alemanha, onde residia. Deixou três esposas, sete filhos e um grande catálogo de gravações, o legado de obras primas de um dos maiores Bluesman de todos os tempos.
Fontes: Wikepedia, Cascade Blues, Wirz.de, Musician Guide e All Music Guide.
CHAMPION JACK DUPREE

William Thomas Dupree, best known as Champion Jack Dupree, was an American blues pianist. His birth date is disputed, given as July 4, July 10, and July 23, in the years 1908, 1909, or 1910. He died January 21, 1992. He was the embodiment of the New Orleans blues and boogie woogie pianist, a true barrelhouse "professor". His father was from the Belgian Congo and his mother was African American and Cherokee. He was orphaned at the age of 2 and sent to the New Orleans Home for Colored Waifs (also the alma mater of Louis Armstrong). He taught himself piano there and later apprenticed with Tuts Washington and the legendary Drive'em Down, whom he called his "father" and from whom he learned "Junker's Blues". He was also "spy boy" for the Yellow Pochahantas tribe of Mardi Gras Indians and soon began playing in barrelhouses, drinking establishments organized around barrels of booze. As a young man he began his life of travelling, living in Chicago, where he worked with Georgia Tom, and Indianapolis, Indiana, where he hooked up with Scrapper Blackwell and Leroy Carr. While he was always playing piano, he also worked as a cook, and in Detroit he met Joe Louis, who encouraged him to become a boxer. He ultimately fought in 107 bouts and winning Golden Gloves and other championships, and picking up the nickname Champion Jack, which he used the rest of his life.
He returned to Chicago at age 30 and joined a circle of recording artists, including Big Bill Broonzy and Tampa Red who introduced him to legendary blues record producer Lester Melrose, who claimed composer credit and publishing on many of Dupree's songs. Dupree's playing is almost all straight blues and boogie woogie, with no ballads or pop songs, not even blues ballads. He was not a sophisticated musician or singer, but he had a wry and clever way with words: "Mama, move your false teeth, papa wanna scratch your gums." He sometimes sang as if he had a cleft palate and even recorded under the name Harelip Jack Dupree. This was an artistic conceit, as Dupree had excellent clear articulation, particularly for a blues singer. He sang about life as he found it, singing about jail, drinking, drug addiction, although he himself was a light drinker and did not use other drugs. His "Junker's Blues" is still sung in New Orleans, and was also transmogrified by Fats Domino into his first hit "The Fat Man". Dupree's songs included not only gloomy topics, such as "TB Blues" and "Angola Blues" (about the infamous Louisiana prison farm), but also cheerful subjects like the "Dupree Shake Dance": "Come on, mama, on your hands and knees, do that shake dance as you please".
On his best known LP, 1958's Blues from the Gutter for Atlantic, he was accompanied on guitar by Larry Dale, whose playing on that LP inspired Brian Jones (of Rolling Stones fame: "Yeah! I have to play this… what a sound"). Dupree was also noted as a raconteur and transformed many of his stories into songs. "Big Leg Emma's" takes its place in the roots of rap music as the rhymed tale of a police raid on a barrelhouse. In later years he recorded with John Mayall, Mick Taylor, and Eric Clapton. Although Jerry Lee Lewis did not record Dupree's "Shake Baby Shake" as suggested by some sources, the lyrics in his version of "Whole Lotta Shakin' Goin' On" -- "You can shake it one time for me!" -- echo Dupree's song. Indeed, Dupree's 1957 rerelease of "Shake Baby Shake" may have been a response to the success of Jerry Lee Lewis's record in that year. Dupree's career was interrupted by military service in World War II. He was a cook in the United States Navy and spent two years as a Japanese prisoner of war.
His biggest commercial success was "Walkin' the Blues", which he recorded as a duet with Mr. Bear. This led to several national tours, and eventually to a European tour. Dupree moved to Europe permanently 1959, the first of many blues stars to make the move to a less racially prejudiced environment. During the 70's and 80's he lived in Halifax, where a bronze plaque has been commissioned in his memory. He continued to record in Europe( with Kenn Lending Band ,Louisiana Red a. o.) and also made many live appearances there, also still working as a cook specializing in New Orleans cuisine. He returned to the United States from time to time and appeared at the New Orleans Jazz & Heritage Festival. He died in Hannover, Germany of cancer.
From: Wikepedia
Blues From The Gutter[*]
From New Orleans To Chicago[*]
Raw Blues[*]
Scooby Dooby Doo[*]
And His Blues Band[*]
Back Home In New Orleans[*]
Postado por
woody
às
19:10
4
comentários
Marcadores: Blues