quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Don Van Vliet - Captain Beefheart







Diga-me com quem andas e te direi quem és. Se aplicarmos este antigo provérbio brasileiro em Frank Zappa, chegaremos a conclusão que ele é um cara muito louco! Assim como é o seu antigo colega de escola, parceiro musical e mais conhecido amigo Don Van Vliet, um tipo muito “doidão” apelidado por Zappa como Captain Beefheart. Eles se conheceram na adolescência quando os pais de Don se mudaram para Lancaster, uma cidade no interior da Califórnia, localizada no deserto Mojave. Estudaram juntos no Antelope Valley High School e compartilhavam do interesse pela música em especial por R&B. O estranho apelido surgiu a partir de uma história narrada por Vlie, a respeito de um tio seu, que era major do exército e gabava-se do tamanho do seu membro, comparando-o com um pedaço de carne do tamanho de um coração humano. Frank achou aquilo engraçado e apelidou o amigo de Captain Beefheart. O tipo é daqueles que se chamarmos de figuraça é pouco, louco então não passa nem perto, ele é mesmo pra lá de Bagdad, influenciado por vertentes dadaistas, beatniks, freaks e psicodélicas.
Este pequeno incidente, um fragmento de texto retirado do blog Trabalho Sujo, ilustra bem o personagem que estamos falando:

Depois do fracasso no festival em Mount Tamalpais, em Los Angeles, tudo ia mal para Captain Beefheart & His Magic Band. Tocando pela última vez com Ry Cooder, o grupo enfrentava seu primeiro grande público, uma preparação para o festival de Monterey, que aconteceria em pouco tempo. Estamos em junho de 1967 e quando a banda entra no meio de "Electricity" e o vocalista Don Van Vliet é acometido de pânico de palco devido a uma viagem de ácido errada: o rosto de uma garota da platéia transformara-se num peixe e começava a soltar bolhas. Por algum motivo estranho, Don teve medo daquela visão bizarra e travou. Não conseguia mais cantar. Olhava pra cima, tentando desviar o olhar da menina, mas só conseguia inclinar-se para trás, andando vagarosamente de costas à medida que se afastava do microfone. Os outros músicos nada entenderam, mas continuaram tocando. Até que notaram pela ausência completa do vocalista. Deitado com as costas no chão atrás do palco, Vliet tremia com os olhos arregalados, sentindo um medo mortal. Depois deste incidente, o imaginário marítimo passa a fazer parte do universo das letras do Captain Beefheart...


Don Van Vliet (nascido Don Glen Vliet, no dia 15 de Janeiro de 1941 em Glendaele, Califórnia) é um pintor e músico aposentado, mais conhecido pelo pseudônimo Captain Beefheart. Seu trabalho musical tinha o acompanhamento de um grupo rotativo de músicos chamado Magic Band, que esteve ativo desde o meio dos anos 60 até o início dos anos 80. Van Vliet era principalmente um cantor, mas também tocava harmônica, e ocasionalmente tocava saxofone de uma forma barulhenta, sem didática, num estilo free jazz. Suas composições são caracterizadas pela estranha mistura de marcações de tempo inusitadas e pelas letras surrealistas, enquanto Van Vliet é lembrado como um ditador rude em relação aos seus músicos, e também pelo seu relacionamento enigmático com o público.

Van Vliet se uniu a recém-formada Magic Band em 1965, logo assumindo o cargo de líder. A sonoridade do grupo tinha raízes no blues e no rock, mas Captain Beefheart & The Magic Band adotou uma linha mais experimental. Em 1969 foi lançado o disco mais conhecido do grupo, Trout Mask Replica, que foi produzido por Frank Zappa, amigo de infância de Van Vliet. O disco hoje é visto como uma obra-prima revolucionária e altamente influente. Van Vliet lançou vários discos no decorrer da década de 70, com várias mudanças na formação da Magic Band e com praticamente nenhum sucesso comercial. No fim da década de 70 a formação estabilizou com um grupo de músicos jovens, com uma derradeira série de três discos com grande sucesso de critíca. O legado de Van Vliet é de más vendas, mas sua música possui muitos admiradores, e inclusive teve grande influência nos movimentos punk e New Wave.

Desde o fim de sua carreira musical em 1982, Van Vliet fez poucas aparições em público, preferindo uma vida tranqüila na sua casa em Mojave Desert, e concentrando-se na sua carreira como pintor. Seu interesse por arte vem desde sua infância, quando já demonstrava aptidão para escultura. Sua arte é denominada como "abstrata-expressionista aestética neo-primitiva", conseguindo um bom reconhecimento internacional, havendo exposições freqüentes com seu nome. Nunca mais gravou nada e se recusa a dar entrevistas - principalmente se o assunto for música. Van Vliet sofre de esclerose múltipla.



> site oficial: www.beefheart.com <


Os três últimos parágrafos acima foram retirados da Wikipédia . Uma biografia mais detalhada em português está no blog Trabalho Sujo .

Nenhum comentário: