sexta-feira, 13 de abril de 2012

Martinez - Martinez [2009]



Esta é uma banda fundada pelo meu amigo guitarrista Rafael Martinez em 2008 e por isso alguém pode até pensar: só está aqui porque é um camarada dando uma força para outro. O que não deixa de ser verdade. Afinal, se a gente não puder contar com a ajuda dos amigos, vai contar com ajuda de quem? Dos inimigos?  Mas engana-se quem acha que este é o principal motivo. Estão postados aqui porque fazem um som de primeiríssima qualidade deixando muita bandinha gringa no chinelo. Infelizmente na “terra brasilis” as coisas não são nada fáceis para quem escolhe trilhar pelos caminhos da música instrumental.







Rafael iniciou o projeto em 2003, juntamente com Nandinho Thomaz na bateria e Daniel Xingu no baixo. Em 2007, incorporou a cozinha original, e no mesmo ano formou o atual quarteto, com o vibrafonista Beto Montag. O som é definido por eles como uma fusão de jazz, funk, gipsy, boogaloo e rock. As referências são variadas e vão desde Wes Montgomery, Grant Green, John Scofield, Herbie Hancock, Eumir Deodato, Miles Davis, Kenny Burrell, Jimi Hendrix, Frank Zappa, Jeff Beck até o rock experimental dos grupos Radiohead, Can e Tortoise.






A primeira faixa do disco, “Emanuelle” tem uma pegada mood extremamente agradável com fraseados de guitarra a la Wes Montgomery. Já “50 Reais”, a segunda faixa, mantém essa maciota, mas numa levada mais funk, uma característica marcante do grupo. Depois vem “Chinês de Bicicleta” e o clima mood, dá lugar a um animado boogaloo daqueles de fazer a gente ficar batendo o pezinho.  Enfim, é disco para se ouvir de cabo a rabo sem cair no marasmo, a única coisa ruim é ser curto, apenas 37 minutos, deixando um gostinho de quero mais. O álbum é a consolidação de seis anos de entrosamento e experimentações musicais. O novo disco, intitulado 2012, está sendo lançado este ano.






Para assistir uma apresentação do Martinez é só ficar antenado nos espaços de música alternativa de São Paulo, eles costumam tocar no SESC, em alguns projetos da Trama, e bares como Tapas e Bar B. O repertório dos shows, além das músicas que estão nos CDs, é completado com releituras jazzísticas de clássicos do cancioneiro nacional e internacional.  Apesar dos registros em CD, a apresentação ao vivo continua sendo única, graças à maestria e liberdade de improvisação de cada músico integrante do conjunto e de seus convidados especiais. Um exemplo disso é a releitura que a banda faz da obra clássica de Richard Strauss “Also Sprach Zarathustra”.


Martinez - Martinez [2009]


Founded by guitarist Rafael Martinez in 2008, the band features Bob Montag, on vibraphone, marimba and percussion, Daniel Xingu, on bass, and Nandinho Thomas on drums. The quartet's sound is a fusion of jazz, funk, gypsy, rock and boogaloo. The show's repertoire brings issues by Rafael Martinez, complete with classic jazz reinterpretations and Brazilian music. This album is the consolidation of six years of experience and the references are varied from Wes Montgomery, Grant Green, John Scofield, HerbieHancock, Eumir Deodato, Miles Davis, Kenny Burrell, Jimi Hendrix, Frank Zappa, JeffBeck to the experimental rock group Radiohead, Can and Tortoise.




[ * ]

4 comentários:

Anônimo disse...

Amigo Woody:
Que baita som! Realmente, nós não temos a mínima noção dos grandes grupos nacionais e ficamos correndo atrás dos internacionais! Olha, não tenho palavras para agradecer essa postagem. Som de qualidade por uma miçada jovem e competente. Muito obrigado, viu?
Dê um grande abraço a essa moçada!

woody disse...

Pois não é um baita som, meu caro Anônimo!
Eles estão cada dia melhor, se um dia vc tiver uma oportunidade para vê-los, não deixe passar porque vale a pena.

Já tive o prazer de tocar com o Rafael, que além de bom músico é muito gente fina! Eles vão ficar muito felizes com o seu comentário.

Abraço,
woody

Anônimo disse...

Grande Woody:
tenha certeza de que irei seguir os passos do Martinez, viu? Gostaria de aproveitar para agradecer a você. Suas descobertas e dicas fazem a música ser universal! E isso esses incompetentes querem chamar de pirataria!!!
Não tenho palavras para agradecer. Um trabalho com o seu é que transforma nossa parca culrura musical em história, e você está fazendo História.
Abraços calorosos.

woody disse...

Meu caro,
muito obrigado pelas suas palavras. Vc entendeu o espírito da coisa. Não estou aqui para distribuir discos para ninguém, o intento é comentar, trocar experiências e conversar sobre música. Só que não dá pra ficar só falando, uma vez que música é para se ouvir. Por isso disponibilizo o disco, para que se saiba do quê estamos falando.
Martinez é uma boa para se seguir, ouvir e comentar. Se vc gosta de jazz funkeado, vai se amarrar no som do Rafael e seus asseclas.

Abraço,
woody