segunda-feira, 27 de agosto de 2007

The Who - The Tommy Demos [1968]





Tommy foi sem dúvida a ópera rock de maior sucesso da história da música. A primeira edição foi lançada em 1969, em um luxuoso álbum duplo, apresentando um encarte com as letras das músicas e ilustrações e uma espécie de capa tripla que se desdobrava. O disco foi um grande sucesso ganhado em 1972 uma segunda versão, mais luxuosa ainda que a primeira, interpretada pela Orquestra Sinfônica de Londres, com o papel de cada personagem sendo cantado por integrantes do The Who e outros astros do rock da época, como Steve Winwood, Rod Stewart e Ringo Starr.



Três anos depois, a ópera vai para o cinema sob a direção de Ken Rusell ganhando uma trilha sonora cujo elenco incluía Eric Clapton, Tina Turner, Oliver Reed, Jack Nicholson , entre outros. Outra versão surgiu em 1993 como um musical da Broadway , uma parceria de Pete Townshend com o diretor Des MacAnuff, que apresentou várias músicas inéditas e um elenco estelar, sendo premiado com o Tony Award naquele mesmo ano.

A história deste grande clássico do The Who começou em 1967, ano do lançamento de The Who Sell Out, um álbum conceitual projetado para se parecer com uma transmissão da então fora-da-lei Radio London. Neste período, Pete vivenciou importantes mudanças, deixou de usar drogas e passou a seguir os ensinamentos do místico indiano Meher Baba. A filosofia deste guru passou a influenciar fortemente o trabalho do músico. Tommy foi o primeiro disco criado sob esta influência, partindo da idéia que estamos ligados demais às coisas terrenas e por isso somos incapazes de entender o mundo espiritual. Dentro desta premissa, Pete desenvolveu a história de um garoto que após um trauma na infância ficou cego, surdo e mudo, mas mesmo excluído de tais percepções, conseguiu alcançar a “sabedoria” jogando pinball (fliperama). De repente ele se curou miraculosamente de suas deficiências e se tornou um messias. Baseado nessa idéia, Townshend pegou o violão e trabalhou no tema entre o verão de 1968 até a primavera seguinte. Tocando, praticamente, todos os instrumentos, ele produziu o primeiro registro dessa fantástica ópera rock: The Tommy Demos, apresentando algumas versões diferentes para alguns temas do disco lançado em 69. Um disco imperdível para todo fã do The Who que se preze!
Fontes -> Wikipedia - The Who by Blogger - All Music Guide

"A maioria das demos de Tommy foi gravada de forma bastante simples. Na época eu só tinha os primeiros modelos dos gravadores Revox G36 estéreo - mas quando uma boa canção surgia isso não importava. Na verdade nunca importou. Eu não passei esse tempo todo gravando só pra poder vender canções; faço isso por diversão e por mim mesmo." -> Pete Townshend

“Deus existe ou não existe? Se Ele existe, a Sua busca é amplamente justificada. E se Ele não existe, nada se perde buscando-o. Porém o homem não costuma encarar a verdadeira busca de Deus como uma exploração voluntária e jubilosa. Ele precisa ser impelido para essa busca pela desilusão com as coisas mundanas que o fascinam e das quais não consegue afastar o pensamento.” -> Meher Baba




The Who - The Tommy Demos 1968



Review by: Alexandre ORIOU (Bootleg Zone)
Excellent CD from "Yellow Dog Records" of PT's Tommy demos with PT playing all instruments and some versions different than the final legit release of Tommy.This CD originally came in a gatefold "digi-pack", not the commonly used CD jewel cases. Compare with the titles listed above.Words can't describe how truly great this CD is! This is a must for all Who fans! Simply Fantastic.





The Who - The Tommy Demos 1968

8 comentários:

André ghost disse...

Woody, é a primeira vez que entro em seu blog...parabéns, ele é sensacional!


Por favor queria te pedir se tem como upar o seguinte bootleg:

Genesis - Centre Sportif Montreal [1974]

Tentei baixar mas já foi deletado! Conheço uma galera que tá igual a um bando de malucos atras desse bootleg!

abraço!

woody disse...

Andre,
De fato Genesis - Centre Sportif Montreal é um belíssimo bootleg do Genesis, seu pedido foi anotado e postarei nos próximos dias.

Abraço,
WOODY

Neide disse...

Olá Woody, como vai?

Obrigada por esse Tommy demos, esses dias estava planejando postar o musical (da capa amarela), pois meu amigo deixou o cd comigo.

Abraços!

woody disse...

Oi Neide, Tudo bom com vc?
Desistiu do Miles, ou ainda não conseguiu um endereço postal para eu enviar p vc? Desse jeito eu vou ter que acabar postando mesmo. De qualquer forma obrigado pela visita e pelo comentário, vc é sempre bem vinda.

Abraço,
WOODY

display disse...

Hi Woody,

Many thanks for this.
Cheers,
Willard

woody disse...

You welcome Willard!

Anônimo disse...

Thanks very much for posting this excellent boot!

Cheers

Paolo

Anônimo disse...

This is great Woody!

Would you happen to have the Symphonic version? My ex-wife used to have it on lp and I haven't heard it since 20 something years ago.