The Allman Brothers Band - Stormy Monday [1971]
Bueno... O que posso dizer sobre The Allman Brothers Band que já não foi dito, lido ouvido, visto, revisado, cozido e ensopado? É como chover no molhado! Afinal é um dos maiores grupos da história do rock, mas entre tantos e entre tudo, há sempre alguém boiando no lance e como recordar é viver, aqui vai um pequeno briefing.
Natural do estado da Geórgia, EUA, a banda surgiu em 1969 fundada pelos irmãos Allman, Gregg e Duane, para se tornar o maior ícone do Southern rock de todos os tempos, premiada com onze discos de ouro e cinco de prata entre 1971 e 2005. Teve um começo arrasador, lançando quatro álbuns fantásticos: The Allman Brothers Band (1969), Idlewild South (1970), At Fillmore East (1971) e Eat a Peach (1972). O guitarrista Duane Allman foi o grande nome da banda. Sua técnica e capacidade de improvisação eram impressionantes, ao ponto de ser considerado pela revista Rolling Stone como o segundo melhor guitarrista de todos os tempos, atrás apenas de Jimi Hendrix. E isso não foi naquela época não meu amigo, é coisa de uns tempos para cá! Ele também foi parceiro de Eric Clapton no grupo Derek & the Dominos e sua trágica morte num acidente de moto em 29 de outubro de 1971, poucas semanas antes de completar 25 anos, foi um grande baque não só para o grupo, mas igualmente para todos os amantes do rock. Apesar disso, a banda continuou na estrada, mas para mim, já não era a mesma coisa até renascer das cinzas, a partir dos anos 90, com a entrada do guitarrista, cantor e compositor Warren Haynes. Uau! Voltou a ser o Allman Brothers dos velhos tempos com ótimos lançamentos, entre os quais destaco: Seven Turns (1990), Shades of Two Worlds (1991), Where It All Begins (1994) e Hittin' the Note (2003). Então tá, se alguém não sabia nada sobre eles, agora já sabe alguma coisa.
Stormy Monday é o título de uma canção do bluesman T-Bone Walker que ganhou uma clássica interpretação dos Brothers e, também, o nome do bootleg aqui postado. O disco é fruto de uma transmissão em FM estéreo pela WPLJ de Nova York gravado ao vivo. Um show matador realizado no melhor momento da carreira dos Allmans. Em março de 1971 eles haviam acabado de gravar At Fillmore East, seu melhor registro ao vivo até hoje e continuaram a turnê implacavelmente. Em julho, eles voltaram à Nova York para promover o álbum, digo voltaram porque, para quem não sabe, o Fillmore é um dos principais auditórios da cidade, localizado no East Village na região de Manhattan. Por favor, não confundam com o Fillmore West, em San Francisco. O local escolhido para o show promocional foi o A&R Studios. A transmissão ocorreu duas semanas após a morte do saxofonista King Curtis, uma das influências de Duane Allman, vítima de esfaqueamento numa briga na porta da sua casa, em Nova York, aos 37 anos de idade. Durante o show, Duane fez uma pausa para refletir sobre o amigo assassinado: "Sobre King Curtis - era um dos mais belos gatos* que já existiu e tinha muita proximidade com os jovens, sabe? É uma vergonha (pelo modo como morreu – n.a.). Se vocês tiverem a oportunidade, ouçam o álbum que ele gravou no Fillmore West ... Rapaz, é incrível, é inacreditável o poder e a estatura emocional daquele homem. Ele é um ser humano incrível”. “No funeral, cara, Aretha Franklin cantou e Stevie Wonder tocou...eles tocaram ‘Soul Serenade’ ”. Duane toca um pedacinho da música de Curtis e alguns na platéia respondem com aplausos. “Sim, vocês provavelmente eram um pouco jovens. É fantástica. Nós vamos fazer essa... sim, certamente vamos fazê-la ... ". Então a banda passa a tocar “You Don’t Love Me” e depois de uns oito minutos eles começam a alentar o ritmo fazendo uma transição gradual para uma versão própria de ‘Soul Serenade’. Quando Duane toca a melodia da canção mais uma vez, o público imediatamente começa a bater palmas junto com a melodia. De repente, o guitarrista passa a intercalar a melodia em diferentes e comoventes solos, colocando o coração na coisa como você nunca ouviu antes, levando-a à estratosfera. Essa foi a maneira que Duane encontrou para refletir seus sentimentos pelo amigo perdido como só ele poderia fazê-lo: poderosamente, amorosamente e graciosamente.
O final do último parágrafo eu traduzi de um texto encontrado na internet que comenta sobre a performance desta gravação, foi creditado a uma (um) tal de Little Chicken. Achei bacana colocá-lo, pois mostra a atmosfera emocional que envolveu a apresentação. Outro fator muito positivo neste bootleg é a excelente qualidade do som, tão boa quanto um disco original. Sem dúvida nenhuma foi uma das melhores apresentações da Allman Brothers Band na era Duane e, provavelmente, um dos últimos shows de rádio do brother guitarrista antes de sua morte. A bem da verdade, Stormy Monday não é um bootleg raro, volta e meia ele aparece em posts pela net. Também é conhecido como New York Blues em lançamento pelo selo Gold Standard, mas é um disco tão bacana que merece ser postado toda semana para que ninguém se esqueça como era o som da Allman Brothers Band em seus áureos tempos!
* Gato em inglês não tem o mesmo significado que em português, não vão pensando que o cara era gay! Tem mais haver com as características do animal do que com beleza física.
Natural do estado da Geórgia, EUA, a banda surgiu em 1969 fundada pelos irmãos Allman, Gregg e Duane, para se tornar o maior ícone do Southern rock de todos os tempos, premiada com onze discos de ouro e cinco de prata entre 1971 e 2005. Teve um começo arrasador, lançando quatro álbuns fantásticos: The Allman Brothers Band (1969), Idlewild South (1970), At Fillmore East (1971) e Eat a Peach (1972). O guitarrista Duane Allman foi o grande nome da banda. Sua técnica e capacidade de improvisação eram impressionantes, ao ponto de ser considerado pela revista Rolling Stone como o segundo melhor guitarrista de todos os tempos, atrás apenas de Jimi Hendrix. E isso não foi naquela época não meu amigo, é coisa de uns tempos para cá! Ele também foi parceiro de Eric Clapton no grupo Derek & the Dominos e sua trágica morte num acidente de moto em 29 de outubro de 1971, poucas semanas antes de completar 25 anos, foi um grande baque não só para o grupo, mas igualmente para todos os amantes do rock. Apesar disso, a banda continuou na estrada, mas para mim, já não era a mesma coisa até renascer das cinzas, a partir dos anos 90, com a entrada do guitarrista, cantor e compositor Warren Haynes. Uau! Voltou a ser o Allman Brothers dos velhos tempos com ótimos lançamentos, entre os quais destaco: Seven Turns (1990), Shades of Two Worlds (1991), Where It All Begins (1994) e Hittin' the Note (2003). Então tá, se alguém não sabia nada sobre eles, agora já sabe alguma coisa.
Stormy Monday é o título de uma canção do bluesman T-Bone Walker que ganhou uma clássica interpretação dos Brothers e, também, o nome do bootleg aqui postado. O disco é fruto de uma transmissão em FM estéreo pela WPLJ de Nova York gravado ao vivo. Um show matador realizado no melhor momento da carreira dos Allmans. Em março de 1971 eles haviam acabado de gravar At Fillmore East, seu melhor registro ao vivo até hoje e continuaram a turnê implacavelmente. Em julho, eles voltaram à Nova York para promover o álbum, digo voltaram porque, para quem não sabe, o Fillmore é um dos principais auditórios da cidade, localizado no East Village na região de Manhattan. Por favor, não confundam com o Fillmore West, em San Francisco. O local escolhido para o show promocional foi o A&R Studios. A transmissão ocorreu duas semanas após a morte do saxofonista King Curtis, uma das influências de Duane Allman, vítima de esfaqueamento numa briga na porta da sua casa, em Nova York, aos 37 anos de idade. Durante o show, Duane fez uma pausa para refletir sobre o amigo assassinado: "Sobre King Curtis - era um dos mais belos gatos* que já existiu e tinha muita proximidade com os jovens, sabe? É uma vergonha (pelo modo como morreu – n.a.). Se vocês tiverem a oportunidade, ouçam o álbum que ele gravou no Fillmore West ... Rapaz, é incrível, é inacreditável o poder e a estatura emocional daquele homem. Ele é um ser humano incrível”. “No funeral, cara, Aretha Franklin cantou e Stevie Wonder tocou...eles tocaram ‘Soul Serenade’ ”. Duane toca um pedacinho da música de Curtis e alguns na platéia respondem com aplausos. “Sim, vocês provavelmente eram um pouco jovens. É fantástica. Nós vamos fazer essa... sim, certamente vamos fazê-la ... ". Então a banda passa a tocar “You Don’t Love Me” e depois de uns oito minutos eles começam a alentar o ritmo fazendo uma transição gradual para uma versão própria de ‘Soul Serenade’. Quando Duane toca a melodia da canção mais uma vez, o público imediatamente começa a bater palmas junto com a melodia. De repente, o guitarrista passa a intercalar a melodia em diferentes e comoventes solos, colocando o coração na coisa como você nunca ouviu antes, levando-a à estratosfera. Essa foi a maneira que Duane encontrou para refletir seus sentimentos pelo amigo perdido como só ele poderia fazê-lo: poderosamente, amorosamente e graciosamente.
O final do último parágrafo eu traduzi de um texto encontrado na internet que comenta sobre a performance desta gravação, foi creditado a uma (um) tal de Little Chicken. Achei bacana colocá-lo, pois mostra a atmosfera emocional que envolveu a apresentação. Outro fator muito positivo neste bootleg é a excelente qualidade do som, tão boa quanto um disco original. Sem dúvida nenhuma foi uma das melhores apresentações da Allman Brothers Band na era Duane e, provavelmente, um dos últimos shows de rádio do brother guitarrista antes de sua morte. A bem da verdade, Stormy Monday não é um bootleg raro, volta e meia ele aparece em posts pela net. Também é conhecido como New York Blues em lançamento pelo selo Gold Standard, mas é um disco tão bacana que merece ser postado toda semana para que ninguém se esqueça como era o som da Allman Brothers Band em seus áureos tempos!
* Gato em inglês não tem o mesmo significado que em português, não vão pensando que o cara era gay! Tem mais haver com as características do animal do que com beleza física.
The Allman Brothers Band - Stormy Monday [1971]
This appears to be the set recorded August 26, 1971 at A & R Studios for live WPLJ, New York broadcast. It's in stereo and both the sound quality and performance are excellent. It's the best quality unreleased performance of Duane-era ABB you can find. It is very much worth seeking out! The track "You Don't Love Me/Soul Serenade/You Don't Love Me" clocking in at 19:26,is in memory to saxophonist King Curtis.“Duane and the band jump into the intro for ‘You Don’t Love Me.’ A little over eight minutes into the song, Duane slows the band, reaching an achingly slow transitional phase, gradually leading everyone into his own version of ‘Soul Serenade’. When Duane plays the melody of the song again, the audience immediately begins clapping along to the sweet melodic tune. Suddenly, Duane jumps in and absolutely cuts the melody to shreds with one of the most moving, heart-felt solos you will ever hear, taking it right up into the stratosphere. Mirroring his words for Curtis, the ‘power and emotional stature’ of Duane’s own very personal and passionate eulogy for his lost friend is delivered as only he can do it - powerfully, lovingly, and gracefully.
Review by: interstellar (Bootleg Zone) and The Little Chicken (BigO Zine).
10 comentários:
Nice post Woody
Thanks Jobe!
WOODY
Thanks for the cool blog! You may like the new Jeff Lorber album Now Is The Time. Here is a free track called "Sumatra"
http://www.headsup.com/ecards/32029/Sumatra.mp3
Thanks Zak!
I'll check the link.
Best wishes,
WOODY
Hi,
Something funny happened with Rapidshare what does not existed so far! From ANY blog I cannot download through Rapid anymore. Look: "Error
You want to download the following file:
http://rapidshare.com/files/387416060/tabb-sm.rar | 84438 KB
Your Cookie has not been recognized. Please login below, or purchase a Premium Account. Your Account will be activated immediately.
Create your Premium Account now."
I don't want neither register nor pay to Rapishare, so it seems I'm cut off from their links.
Is there any solution? Can you post it in Mega?
Thanks in advance,
Greg
Greg,
This is very strange! I never knew anyone with this problem before.
I don't know how to help you with this, but about The Allman Brothers, here is a new link in the Megaupload:
http://www.megaupload.com/?d=KW81VWA9
Enjoy,
WOODY
Hi Woody,
Thanks very much. I'm also surprised, so far I have not such a problem either, only sometimes they wanted me to wait - sometimes even till the next day. But this is sheer novelty which cuts me off from over 50% of various material.
Thanks,
Greg
Ok Greg, I hope that you can fix this fast.
Best wishes,
WOODY
Hey, I found your site through a show that Monk posted. Looking pretty great! Thanks for this ABB show.
D
You are welcome D!
Postar um comentário