segunda-feira, 9 de julho de 2007

Gentle Giant - Capitol Studios [1975]

O Giant gravou as músicas deste disco em sets ao vivo no Capitol Studios, em fevereiro de 1975. Em março, uma versão editada destes takes acabou fazendo parte do “Gentle Giant Special” da KMET Radio de Los Angeles. A transmissão foi altamente pirateada sobre títulos diversos, como Playing the Foole, Amongst the Darkers, Santa Mônica Freeway e este Capital Studios que, por serem de uma gravação de FM, garantem alguma qualidade a mais do que a maioria dos bootlegs da época, gravados da platéia com gravador de bolso.



A fina sintonia entre os músicos neste período não passa despercebida, aliás, foi nesse mesmo ano que eles lançaram o álbum Free Hand um dos mais criativos e complexos trabalhos da história do rock progressivo. Considerado o último grande disco do Giant, crista de uma onda musical que ascendeu no disco Gentle Giant em 1970, passando por Acquiring the Taste (71), Octopus (72), Three Friends (73), In a Glass House (73), e The Power and the Glory (74). Ou seja, o ápice de uma série de obras primas. Portanto, Capitol Studios é o registro de um momento inspiradíssimo que se revela nesta gravação como um tempero ainda mais saboroso do que encontraríamos em Playing the Fool - The Official Live lançado dois anos depois.



Gentle Giant - Capitol Studios
Wehile in southern California on this date, the band slipped into Capitol Studios to record a number of songs currently in their live set. sometime in March, an edited version of this studio recording was broadcast as part of a longer “Gentle Giant Special” on Los Angeles’ KMET Radio. this broadcast has been heavily bootlegged under various titles, including the erroneously named SANTA MONICA FREEWAY. the band did play a gig in Santa Monica later this same evening, but this recording is not of that gig.

The ABC Wide World In Concert TV program, filmed Oct. 10, 1974, was broadcast. Excerpts from Octopus was shown, though more was performed and filmed. Also appearing on the program were the Climax Blues Band, the Isley Brothers and the Souther-Hillman-Furay Band. The show was also simulcast on FM radio, possibly KMET in Los Angeles. Additionally, it seems some of this material was later broadcast on the BBC In Concert radio program, but when that was is not known.
-->by unknow autor






Gentle Giant - Capitol Studios

5 comentários:

Anônimo disse...

Como foram capazes de separar Mr. Class & Quality de Three Friends, última faixa do álbum e justo a parte q completa a música? Q absurdo! Se havia algo que os GG faziam melhor que nenhuma outra banda, era dar um fecho as músicas. Uma pena que o material ao vivo e/ou outras versões da obra não incluam músicas importantíssimas do trabalho dessa banda. Quando vi que neste álbum havia Mr.C&Q, corri pra baixá-lo. E logo a parte que mais desejava ouvir, numa releitura, tinha sido suprimida do álbum?... Ô, lástima! Superei a omissão colando o desfecho do álbum original na faixa final deste raro e de bom som botleg. A canção agradeceu e se encheu de conteúdo.
De qualquer forma, obrigadaço, Woody! Foi a 1ª vez que ouvi Mr.C&Q diferente da original.

woody disse...

Sorry Sergio,
mas nem tudo vem como a gente gostaria, eu também acharia ótimo que elas estivessem juntas. Também fiquei chateado qdo soube que nesta mesma session eles gravaram Free Hands, mas ela não está no disco. Como eu disse: nem tudo vem como a gente gostaria!

Anônimo disse...

Claro, Woody... Aliás, cê viu que o tom de lamento não te incluia. A vc só tenho a agradecer! Mas os GG pecaram e muito! em não se deixarem filmar/gravar na maioria de suas apresentações. O que ocorreu é que o repertório de tudo ao vivo de que dispõe seus fãs, é sempre o mesmo. Por isso deixo aqui um apelo a quem têm as novidades: Por favor! Disponibilizem! Pq, que las hay, las hay... Agora, ONDE?!
Abraços!

Sergio disse...

Woody, praticamente Ctrl C/V o texto que mandei pro Lucon do Camara de Eco, os dois álbuns do Damon Shulman estão a disposição pra vcs postarem. O link abaixo é o do “Brief Moment of Panic” [2006]. Fui em vários blogs fazer a mesma oferta, assim que descobri o Damon. Mas nego pode ter até baixado mas vcs foram os úncos que foram conferir, comentaram e gostaram!, acrescentando ainda nos comentários muito, diga-se, para aumentar a curiosidade sobre o material ali postado. O Vultures, já ta lá no sônico e é só pegar o link. A idéia aqui é promover o artista. Então o que vai aqui é mais que uma autorização – imagine se tenho direitos sobre os discos... – é um pedido mesmo, pra ver se mais gente toma conhecimento e comenta. Pelo sim ou pelo não, valeu. Abraço!

Ah! o link 1 á o disco o 2 é a capa.
http://www.badongo.com/file/11882736
http://www.badongo.com/file/11883171

Anônimo disse...

O link do GG não está mais ativo.Gostaria de te-lo.Parabens pelo Bkog.
Grato