segunda-feira, 11 de junho de 2007

Dr. Feelgood - Down By The Jetty [1975]

Dr. Feelgood é uma banda inglesa que ganhou notoriedade em plena ascensão do punk. Embora fizessem uma mescla de rock, blues e R&B, filosoficamente, havia certa identidade deles com o movimento, pois o trabalho era calcado em uma música simples, com poucos acordes e letras divertidas e cotidianas. O vocalista, Lee Brilleaux, disse certa vez: "você não precisa ser um músico para tocar rock’n’roll, basta apenas gostar de música”. Por isso mesmo eles foram ídolos para muitos dos punks, inclusive, Joe Strummer, do Clash, fã confesso de Wilko Johnson, guitarrista do Dr. Feelgood. Johnson foi mesmo uma referência para muita gente, com seus riffs curtos e secos, ele dava um tempero todo especial ao som do grupo. Reza a lenda que quando Mike Taylor deixou os Rolling Stones, Wilko foi convidado para a vaga e recusou. Será!? Down By The Jetty é o primeiro disco do Dr. Fellgood. Gravado em mono, o CD abre com uma das minhas canções preferidas, a poderosa She Does It Right, de autoria do próprio Johnson cuja guitarra é bem marcante nesta música. O disco foi produzido por Vic Maile e a foto da capa tirada em Canvey Island (uma das ilhas do Tamisa, na costa de Essex) em frente a um pub chamado The Lobster Smack. Aliás, esta é uma outra característica do Dr. Feelgood, embora fizessem fama internacional o habitat natural deles não eram os grandes palcos montados em estádios, mas sim os enfumaçados pubs londrinos. Se você quer saber mais sobre esta banda, o site Mofo (http://www.beatrix.pro.br/mofo/dr.htm) tem uma página com a biografia deles em português, há também o site oficial: http://www.drfeelgood.de/ .





Dr. Feelgood - Down By The Jetty

3 comentários:

Anônimo disse...

Tenho três vinis do Dr. Feelgood, inclusive o postado. A resenha foi boa. Wilko Johnson é um guitarrista bem criativo e segurava a barra como compositor principal do grupo. O vocalista também é ótimo.

woody disse...

Concordo com vc, a melhor fase do dr. Feelgood foi com o Wilko, os disco posteriores até são legais, mas não têm a mesma pegada. Aguarde que pretendo postar o solo do Wlko Johnson em breve.

Anônimo disse...

ei woody..legal cara?
vc tem o "Malpractice"?
eu tenho o vinil só q tá detonado.
muito bom seu blog!
abraço