sábado, 10 de julho de 2010

John Lennon Rock 'N' Roll Sessions [2000]



Há muito pensei em postar algo sobre John Lennon, na verdade, desde os primeiros dias deste blog. Quando pensava no quê, de imediato sabia que não poderia ser algo manjado como os discos oficiais e nem um bootleg marreta. Ainda naquela época, elegi o Rock’N’Roll Sessions, mas o tempo foi passando e acabava não postando por dois motivos: primeiro por esquecimento mesmo, nesse negócio de blog, a cada dia pensamos e descobrimos coisas que queremos postar e, no turbilhão de idéias e descobertas, muitas coisas acabam esquecidas, porém, o principal motivo é que por trás desse disco, há muita história a ser contada e eu não queria poupar nem os detalhes sórdidos. Aí vem a tal preguiça de escrever, pesquisar e analisar fatos. Enfim, a gente pensa em caprichar tanto que acaba correndo o risco de não fazer porra nenhuma. Como diz Benedito Povão, também conhecido como dito popular, “antes tarde do que nunca”. Portanto, aqui vamos nós com John Lennon Rock’N’Roll Sessions, um bootleg muito bacana que cobre as três fases deste lendário álbum: a pré produção, mostrando os ensaios (disco 1) cuja a gravação não é lá essas coisas, mas muito relevantes como documento histórico; a gravação do disco, com os outtakes, faixas que não entraram no disco oficial, com direito a seis faixas bônus (disco 2); e finalmente o terceiro disco é o registro de programa de rádio para promover o lançamento do álbum, onde as faixas são intercaladas por entrevistas de John falando sobre as músicas.

Antes, algumas considerações sobre o cara: Quando ele morreu, em oito de dezembro de 1980, eu estava a três dias de completar 20 anos de idade e tinha adorado Double Fantasy, seu novo disco na época, recém lançado após um hiato de cinco anos. quero dizer, adorado, tirando as faixas que a Yoko canta. Não sou daqueles que mete o pau nela (aliás, o único que fazia isso, de fato, era o Lennon – Heheh!), só acho que ela, definitivamente, não nasceu cantar. Além do mais, eu ainda era um beatlemaníaco de carteirinha, sócio do Revolution Beatles Club, Fundado em 1979 e o único na América latina reconhecido pelo quarteto de Liverpool, segundo a ladainha do seu fundador, Marco Antônio Mallagoli, um dos caras que mais conhece Beatles nesse planeta. Voltando ao que interessa, fiquei muito chocado com a morte do meu herói. Sim, tenho Lennon como um herói, não só por ele ser o cérebro dos Beatles, mas pela sua genialidade, originalidade e sensibilidade política social. Sua poesia podia não ser tão complexa quanto à de Bob Dylan, mas era direta e verdadeira, frases como: “Imagine não haver países... ...nada porque matar ou morrer”; “um herói operário é algo para se desejar ser”, “estou enjoado de ouvir coisas de hipócritas nervosos e bitolados, tudo que eu quero é a verdade agora, apenas me dêem um pouco de verdade... ...estou farto de ler coisas de políticos neuróticos, psicóticos e bem estabelecidos... ... tudo que eu quero é a verdade.” e tantas outras, me fizeram ver que havia vida inteligente no rock (Frank Zappa reforçou essa constatação) e também me levaram a pensar melhor nos meus princípios.






As gravações de Rock’N’Roll aconteceram numa fase negra da vida de John, ele estava separado da Yoko, andava bebendo demais e ainda tinha sérios problemas com o departamento de imigração americano que tentava deportá-lo a todo custo, afinal de contas, estávamos no auge da guerra fria e o cara tinha ficha no FBI e na CIA que o viam como comunista, agitador e o mais perigoso de tudo, formador de opinião. Dizem que quando um artista vive essas situações angustiantes, ele consegue obras melhores, não sei bem se é assim, ou se somos nós que gostamos de ouvir, ver e sentir a dor exacerbada através da arte, mas o fato é que nessa fase, ele lançou três ótimos discos: Mind Games (1973), Walls and Bridges (1974) e Rock’N’Roll.

O texto abaixo eu traduzi da capa do CD. Como o disco é um bootleg, não tem o mesmo requinte de produção de um disco oficial, logo, não havia ninguém para revisar os textos e acreditem: precisava! Embora seja uma boa história, quem escreveu não tinha a gramática como o seu forte. Uma vez que o meu inglês não é fluente, tive sérias dificuldades para entender certas coisas. O que facilitou a compreensão, é que eu já conhecia relativamente bem a história. Se alguém se der ao trabalho de ler o que está na capa, verá que meu texto não é muito fiel ao que foi escrito e tem alguns adendos da minha parte, mas segundo um amigo meu de inglês bastante bom, o texto original é meio confuso, principalmente, pelo mau uso da vírgula e a tradução ficou até melhor. Espero que vocês compartilhem da mesma idéia.


Rock’N’Roll (A Verdadeira História)


O princípio dessa história nos leva de volta aos tempos dos Beatles, mais especificamente do álbum Abbey Road (1969), quando John compôs “Come Together” e “pegou emprestada” uma linha da canção “You Can’t Catch Me” de Chuck Berry. Isso levou Morris Levy, proprietário da Big Seven Inc. a reclamar os direitos autorais da música de Berry e processar John e a Apple por quebra de direitos autorais. Um acordo extrajudicial foi alcançado em 12 de outubro de 1973, quando Lennon concordou em gravar três músicas do catálogo de Levy para o seu próximo álbum.

Os problemas de Lennom nessa época estão bem documentados, de modo que só para refrescar sua memória, vamos lembrar que foi o período em que ele ficou separado de Yoko Ono e namorou May Pang, se mudando para a costa oeste. Pouco depois de chegar à Los Angeles, John contatou Phil Spector sobre a possibilidade de gravar um disco com seus clássicos favoritos do rock’n’roll. Lennon e May Pang se encontraram com Phil na sua mansão para discutir o álbum. Phil topou fazer a produção, mas só depois que John concordou em deixá-lo ter o controle total sobre o projeto, algo que Lennon se arrependeu amargamente depois.






Em outubro de 1973 começaram as sessões no famoso A&M Studios localizado na La Brea Avenue, em Los Angeles, mesmo local que no passado serviu de base para Charles Chaplin. Os estúdios também seriam utilizados por George Harrison durante os ensaios para sua turnê americana de 1974. As sessões de Lennon com Spector foram caóticas desde o início. Phil ficava ensaiando a banda de apoio por várias horas buscando encontrar o timbre, o feeling, o som certo para aquele trabalho e isso deixava Lennon e seus músicos muito impacientes. Arrependido de romper com Yoko, John bebia demais e arruinou um bom número de tomadas (escute as duas primeiras faixas do disco um). John estava tão chateado, que por diversas vezes se tornou violento e teve que ser contido pelo seu amigo e baterista Jim Keltner. A gota d'água ocorreu quando Spector disparou uma arma tão perto dos ouvidos de John que ele ficou absolutamente horrorizado (parece que Phil era chegado nessa coisa de arma, tanto que hoje está na prisão, condenado pela morte da atriz Lana Clarkson em sua mansão na madrugada do dia 3 de fevereiro de 2003). Neste momento, o clima por ali ficou bastante tumultuado, o pessoal da A&M Studios se encheu com tudo aquilo e resolveu acabar com as sessões, expulsando os dois do local. Por isso eles tiveram que mudar para os estúdios da Record Plant West, mas não por muito tempo!






Enquanto Lennon esperava para continuar as sessões, Spector desapareceu levando todas as fitas gravadas com ele. Quando John finalmente encontrou Phil (o que não era tarefa fácil), este lhe disse que as fitas foram codificadas e só ele poderia decodificá-las! As gravações já eram. John ficou deprimido com o colapso das sessões e passou a tomar altos porres com o amigo Harry Nilsson. A relação entre eles é lendária. Ficaram famosos como dois cães beberrões e boêmios, num período conhecido como “Lost Weekend” (fim de semana perdido – na verdade, isto durou 18 meses e foi desta forma, que Lennon batizou o período em que esteve com May Pang, fazendo referência ao filme e novela homônimo), quando ele e Nilsson aterrorizaram Los Angeles sendo expulsos por mau comportamento dos clubes noturnos que freqüentaram. Finalmente John decidiu que precisava fazer alguma coisa construtiva durante este tempo e passou a produzir o LP Pussy Cats (1974), de Nilsson. Retornando à sobriedade, ele voltou para Nova Iorque a fim de iniciar os trabalhos de Wall And Bridges. A essa altura, Phil Spector já tinha devolvido os tapes do Rock 'N' Roll. John ouviu as fitas durante as pausas das sessões de Wall And Bridges e ficou desapontado com tudo, sentindo que as gravações estavam aquém das expectativas. Então decidiu que a melhor coisa a fazer, era se concentrar na sua gravação atual, deixando as fitas do Rock 'N' Roll na poeira do tempo. Sábia decisão, pois ao ser lançado, Wall And Bridges foi muito elogiado pela crítica e pelo público.






Só quem não gostou foi Morris Levy, que ficou bastante irritado quando não viu suas três canções inclusas no novo álbum conforme tinha sido combinado, sentiu que o acordo para liquidação do processo de direitos autorais em cima de "Come Together" não fora cumprido. Marcou uma reunião com John Lennon e os dois se encontraram em oito de outubro de 1974. John se desculpou pelo que aconteceu e no calor do momento, Levy propôs que o álbum com clássicos do rock’n’roll fosse finalizado e oferecido ao mercado através do correio e anúncios na TV. John demonstrou interesse nisso por algumas razões, uma delas é que sentiu que um disco de clássicos já não era comercializável e, desgostoso com a EMI, quis lançar o trabalho através de um meio diferente de distribuição e comercialização. O acordo não foi formalizado por escrito, mas Lennon deixou em Levy a impressão de que poderia ser feito. Acreditava que tinha o direito de lançar qualquer material sem a aprovação da EMI se fosse feito através do correio. Ficou amigo de Levy e começou a ensaiar com a banda de Wall And Bridges na sua fazenda no estado de Nova York. John discutiu as idéias de comercialização com seu advogado que comunicou a EMI, mas ela não ficou nada feliz ao saber! Enquanto isso, o cantor concluiu as gravações no Record Plant East, entregando uma cópia bruta (não masterizada) para Levy, sem autorização de lançamento e informando-lhe que a própria EMI/Apple cuidaria disso. No entanto, Levy foi adiante com suas intenções e se apressou em lançar o tape que tinha em mãos, batizando o disco como “Roots”.






Depois de tudo, Levy ainda acabou processando John, afirmando que ele não cumpriu o acordo (aquele de 1974 que não foi formalizado por escrito) de lançar uma gravação através dele. Lennon também foi processado por não incluir as três músicas de Levy na publicação Rock 'Roll. Apenas duas canções apareceram, "Ya Ya" e "You Can't Catch Me", a terceira música "Angel Baby" não foi incluída na versão da Apple. O cara ainda exigiu o pagamento de royalties perdidos, alegando que o lançamento da Apple o prejudicou ao deixar de fora "Angel Baby". Isso lhe custou milhares dólares em direitos autorais de potenciais versões covers que poderiam ter sido inspiradas na interpretação Lennon. É mole!?

Por sua vez, Lennon achou que não tinha acordo algum com Levy para lançamento de um disco, e por causa de Roots, ele sofreu perda na vendagem do seu disco que teve de ser lançado às pressas para combater o LP não autorizado. John também alegou ter perdido dinheiro, ao reduzir o custo de Roll 'N'Rock para competir com Roots, e ainda disse que o disco de Levy tinha um material ruim, capa e qualidade sonora que feriam a sua reputação.

Os tribunais americanos penderam largamente em favor de John Lennon que foi indenizado em U$ 66.000 pelas perdas nas vendas e mais 10 centavos para cada cópia do disco vendida no mundo inteiro, totalizando U$ 103.000. Outro tribunal, posteriormente, reduziu a taxa para $ 40.260. À John, também foram concedidos U$ 43.700 dólares em receitas perdidas devido ao lançamento de Roots (mais tarde reduzido para U$ 14.567), U$ 35.000 de indenização compensatória pela perda de reputação e ainda U$ 10.000 por danos morais, depois cancelado no tribunal de apelações. Levy acabou recebendo U$6.795, porque o cantor quebrou o acordo de 1973 e não incluiu suas três canções em Wall And Bridges. No final das contas, John recebeu U$ 88.912,96 e Levy ficou só nos U$ 6.795 mesmo.

Pessoalmente, a reputação de Lennon não foi sequer riscada pelo lançamento do Roots. Segundo os historiadores, sua briga pública com Paul McCartney, a entrevista de 1970 para a revista Rolling Stone e suas travessuras com Yoko Ono o feriram muito mais do que Roots jamais conseguiria.
Escrito por Marty Flesh e traduzido por Woody.








John Lennon Rock 'N' Roll Sessions [2000]


This is a great 3 Cd anthology of John's "Rock & roll sessions". Lets review the highlights of each disc:

First on disc #1. Track #3 "Just Because". This is the full blown drunken version, and it is great. It just shows what a state John was in during his "Lost weekend" away from Yoko. This version would never be released by Capital or apple on a commercial release,so it is wonderful to have it here. Also on disc one, is what we have refered to in the past as, "The May Pang tapes". The sound on that CD was terrible, but at that time it was the only available source for some of those songs. Now on "rock & Roll Sessions" we have Jesse Ed Davis' tape as the source tape and the quality is much better as well as more complete. These were the rehearsal sessions and I understand they took place in Morris Levy's barn in Upstate N.Y., not far from my home, which makes this a cool CD for me to have.

Disc #2 has a number of alternate versions and rough mixes. Some very nice versions are on this disc. A couple of my favorites are track #11 "Be My Baby" and #12 "Peggy Sue". Also, this disc has the performance from the "old grey whistle test" broadcast. The sound is excellent on these songs also and I particularly like the rough stereo take of "Stand by Me" (track #13). The final 3 tracks are from Johns last public appearance, which was "Salute to Sir lew Grade". He performed "Imagine" this evening, and he dedicated the song to "Sir Lew and my good friend Yoko". In this version of "Imagine" he changed the words slightly to "... no immigration too". So at this point he was still being dogged by Nixon and the Immigration department who was trying to railroad him out of the country. The Sir Lew performances are from an audience tape I believe as you can hear some background noise, but these songs are still much clearer than they appear on "Miscellaneous Tracks".

On to Disc #3. This is a radio appearance John made on WNEW radio here in New York with Scott Muni in 1975, to promote the release of the Rock'N'Roll album. The disc features John talking about each track, which is followed by the "ROOTS" version of the song. A couple ROOTS versions also appear on disc #2, giving us the complete ROOTS album in excellent sound. Back to disc #3 however, I have a warm spot in my heart for this radio program, because I actually remember hearing this on the radio back in '75 when John appeared. The entire program was about 3 hours long and it was great. I would be interested in knowing if there is a bootleg around of the complete WNEW appearance. That is my only complaint with this set. Although it is great to have this edited radio appearance, I'd love to have the complete radio appearance unedited, because this third disc in "R & R seesions" brings back a lot of found memories for me.

Towards the end of the disc, John announces to the world for the first time, that he and Yoko have gotten back together. This is just a wonderful set. By the way, my set is on the FIRE POWER label, which I guess is the first knock-off of the VOXX set already. I have one other FIRE POWER release of John's called "John Lennon Anthology: Weybridge" and the sound quality on that too is excellent. Back to Rock & roll however, I give this fantastic 3 CD set a 10 rating because I think it is that good. There is enough stuff here to please any Lennon fan, and as I stated at the beginning of this review, just having the drunken version of "Just Because" is worth the cost of the set. It is a great anthology of the Rock n' Roll sessions, get it if you can!!!
Review by: Gary (On 26 Aug 2000 at 12:22 CEST - in BootlegZone)





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26 comentários:

  1. Gracias compadre, esta de poca madre esta colección.
    saludos

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  2. No hay de qué amigo. Espero que disfruten este disco.

    Saludo,
    woody

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  3. Legal Woody, vou baixar isso hoje a noite quando chegar em casa (tou morcegando no trabalho, visitando teu blog pra ver as noividades!).
    Eu conheco parte da estoria atras do Rock n Roll LP mas nem tudo ta batendo. Tenho textos guardados que vou procurar e pesquisar antes de sair falando. Mas de cara posso dizer que a acusacao de plagio em Come Together nao eh por uma frase (Here come a flat-top) mas pela linha melodica e estrutura da musica que sao extremamente parecidas. A versao de Ya-Ya no Walls & Bridges foi colocado como uma tentativa de Lennon cumprir (em parte) seu acordo com Levy. Quando Lennon foi a WNEW pela primeira vez, foi para promover o disco Walls & Bridges. Eu ouvi isso pelo radio na epoca e immediatamente botei uma fita k7 pra gravar (duas fitas TDK C90). E se nao me engano, Lennon ja fala sobre as sessoes problematicas com Spector pois Roots ja estava posto a venda. Eu tinha entendido que foi Spector que robou as fitas e entregou-as para serem vendidas como o disco Roots. Vou ter que pesquisar isso melhor. Como falei antes, partes da estoria nao estao batendo. Sua unica fonte eh o texto do bootleg?

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  4. Creedance,
    não sei dizer aonde está exatamente o plágio de "You Can’t Catch Me”, fiz a tradução da capa do bootleg, mas o certo é que o próprio John reconheceu esse plágio e isso é fato bem documentado. Creio que vc está certo, porque é muito estranho alguém acusar outra pessoa de plágio só por uma frase, não é mesmo? Talvez a confusão seja da minha tradução ao confundir linha de texto com linha melódica.

    A transmição da WNEW que está no disco não pode ser outra coisa se não a promoção do Rock'N'Roll, você vai sacar isso, porque entre as faixas há declarações de Lennon falando sobre cada uma delas. Mas pode ser que esta fosse uma segunda visita à rádio, depois de Walls & Bridges.

    Já a história de Spector brigando com Lennon conferi em mais de um local, inclusive em declarações da May Pang em seu site particular, alguns blogs e outros sites por aí. Dizem até que Lennon perdeu parte da audição em um ouvido por causo do disparo. Também li em mais de um local a mesmo história sobre o lançamento de Roots. Spector é do tipo temperamental e meio maluco, mas era muito profissional em seu trabalho, dúvido muuuito que ele entregasse essas fitas para Morris Levy, mesmo com raiva John Lennon. Até porque, ele não precisava de dinheiro, além de poder se queimar com a EMI.

    Agradeço por aquilo que você tirar a limpo, pois você sabe bem que tem histórias e estórias!

    Abraço,
    woody

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  5. Ótimo post!

    E quando vamos ter um sobre os Beach Boys?

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  6. Mestre Yudae,
    dos meninos da praia eu gosto muito dos primeiros albuns, +/- até o Smile, o disco inacabado, na verdade o Brian Wilson lançou em 28 September de 2004 um disco como sendo a versão definitiva, um pouco tarde é verdade, mas... Pelo menos ele acabou. Tenho aqui algumas pérolas dos primeiros anos, mas conheço a história deles mal e porcamente. Taí uma boa sugestão, vou pesquisar melhor a saga dos irmãos Wilson (em especial toda essa piração do Mr. Wilson com o Smil), porque é mesmo interessante e merece ser contada (mais uma vez). Creio que teremos um post de Beach Boys oportunamente.

    BREVE, NUM BLOG PERTO DE VOCÊ!

    Abraço,
    woody

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  7. Po Woody, ontem passei tres horas pesquisando e escrevendo aqui pra voce e quando estava quase terminando o computador apagou e me deixou com cara de tacho. Desliguei tudo P da vida e fui dormir um sono muito mal humorado.
    Teclo novamente do trabalho ja que a manha comeca devagar. Rapidamente falando, e querendo esclarecer a afirmativa no comentario anterior; sim, Lennnon foi duas vezes para a radio WNEW. No seu texto, o rapaz escreve que ele se lembra de ouvir a gravacao do radio e gostaria que existisse disponivel a coisa completa que durava tres horas. Entao eu comenteri que eu tenho a gravacao completa da primeira vista do Lennon, tres dias depois do lancamento do Wall & Bridges (ontem eu tinha escrito todas as datas de todos os eventos, tudo direitinho.) Em todo caso, como Lennon ja tinha recebido as fitas de volta de Spector, ele comenta rapidamente sobre o episodio e as complicacoes destas sessoes. Meu comentario se limitou a isso.
    Quanto ao Phil Spector, ele ja era conhecido por guardar uma arma em sua pasta que ele carregava sempre com ele. Passou a fazer isso ja no final dos anos 60, acho eu, depois que sobe que Elvis deu um tiro na sua televisao. A estoria de Spector da um tiro dentro de um estudio de gravacao eh famosa. Apenas eu nao sabia que essa sessao foi com John Lennon. Lennon mesmo, sempre esquivou de falar detalhadamente sobre porque essas sessoes desintegraram.
    Ponto em questao:

    Os direitos autorais da cancao de Chuck Berry - You Can't Catch Me - pertencem a compania Big Seven Inc. que pertence a Morris Levy. Big Seven processa John Lennon, Apple Records, Capitol Records e EMI Records por gravarem e distribuirem a cancao Come Together que, Levy acusa, plageia a melodia e pega emprestado uma frase da cancao de Chuck Berry.

    As datas que vou oferecer estao de memoria, portanto podem estar um pouco fora (mas nao por muito, creio).

    1973-09-17 - Lennon deixa a sua residencia no edificio Dakota e vai para Los Angeles acompanhado da secretaria de Yoko Ono, a May Pang, se hospedando no Beverly Hills Hotel. No inicio de outubro ele aluga uma mansao pertecente ao empresario e produtor Lou Alder na bucolica regiao de Bel Ar.

    1973-10-12 - Com data em corte para julgar o processo marcado para dezembro, o processo foi resolvido fora das cortes com um acordo em que, John Lennon se compromete a gravar tres musicas pertecentes ao catalogo da Big Seven Inc em seu proximo disco.

    1973-10/12 - Entre final de outubro, durante todo novembro e parte de dezembro, realizaram-se as sessoes para o disco que Lennon inicialmente batizara de Oldies But Mouldies. Entre as primeiras coisas gravadas nestas sessoes sao tres musicas do catalogo da Big Seven Inc. Sao elas Ya-Ya, Angel Baby e a propria You Can't Catch Me. As sessoes desintegraram e Phil Spector robou as fitas mestre.

    1974-06-14 - Apos Capitol Records pagar a bagatella de $90.000 dolares de resgate, Phil Spector devolve as fitas mestre das sessoes.

    1974-06-17 - John Lennon comeca em NYC as sessoes para seu proximo album Walls & Bridges.

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  8. 1974-09 - Walls & Bridges eh lancado. Nele consta apenas uma musica do catalogo da Big Seven, a cancao Ya-Ya. Porem a versao dura 40 segundos e tem apenas Lennon no piano e cantando e seu filho Julian, entao com 11 anos na bateria. Levy se sente insultado e considera o acordo quebrado. Antes de reabrir o processo, procura marcar um encontro com John Lennon.

    1974-10-08 - Morris Levy e advogados encontra-se com John Lennon, May Pang e advogados. Lennon explica os problemas ocorrido com as sessoes com Phil Spector e, tendo lancado recentemente um album precisaria de tempo passar antes dele poder lancar outro disco para mercado absorver. Morris Levy fala sobre a possibilidade de vendagem atraves de catalogo via correio. Lennon se interessa pelo projeto. Ate aqui, as estorias sao iguais. O ponto de desacordo que vai para julgamento em corte mais tarde eh o seguinte: Segundo Morris Levy, Lennon lhe disse que para venda via correio dentro dos EUA, nao precisaria da permissao da Capitol Records. Lennon diz que o assunto precisaria da permissao da EMI Records.

    1974-10-09 - No dia seguinte Lennon recebe Levy em sua casa para ouvirem juntos as fitas de Phil Spector, comprovando assim a necessidade de se marcar novas sessoes para retocar material e gravar material complementar. Levy oferece residencia por uma semana em sua fazenda no interior de New York para Lennon e sua banda ensaiar. Lennon aceita.

    1974-10-17 - Lennon recomeca as gravacoes para o disco agora chamado John Lennon Rock n Roll.

    1974-10-24 - John Lennon passa a tarde no estudio mixando o disco. Dentro de alguns dias Lennnon vai entregar essas 'pre'-mixagens para Levy para que este tenha um comprovante de intencao de Lennon manter o acordo de gravar tres musicas do seu catalogo no proximo disco.

    1974-12-27 - Lennon leva Julian para Disneyworld. La ele se encontra com seu advogado para assinar documentacao consolidando o fim dos Beatles Inc com empresa e como conjunto musical. Tambem presente esta Morris Levy que pressiona para que se acerta a liberacao da EMI para o acordo que prever a venda do futuro album via catalogo.

    1974-12-31 - O advogado de Lennon escreve uma carta para Levy confirmando o intento de manter o acordo inicial, gravando tres musicas do catalogo da Big Seven em seu proximo album que esta em estagio de mixagem.

    1975-01-09 - Levy responde dizendo que aquele acordo caducou e agora o que foi acordado eh que Lennon entregaria a Levy o material gravado para ser prensado e lancado pela sua companhia Adam XVIII e vendido via correios. Ele avisa que acordos com vendagem via anuncios pela TV estao sendo fechados por todo o mundo.

    A esta altura Capitol Records fica sabendo do tal acordo feito em outubro do ano passado e fecha a questao deixando claro que Capitol e apenas Capitol Records iria tratar da vendagem do proximo disco do John Lennon.

    1975-02-09 - A saber disso Morris Levy pega as fitas pre-mixadas, prensa e lanca como o album Roots.

    1975-02-17 - Capitol se ve forcado a apressar o lancamento do album John Lennon Rock And Roll. Em seguida, manda um carta para Morris Levy informando que se ele nao cessar com a venda de suas prensagem, ele sera processado. Roots desaparece do mercado logo a seguir.

    Novamente, quanto as datas, posso ter me enganado nos dias, mas o tempo entre um evento e outro estao mais ou menos correto. O texto que escrevi ontem tava com muito mais detalhes. Aquelas coisas... Mais ta valendo esse texto tambem, nao ta? Deu pra acompanhar a evolucao dos eventos direitinho, nao deu?
    Paz Woody! E Keep on Rockin'! Teu blog eh um dos meus bares predileto. E se nao falei antes, obrigado pelos elogios no texto do Zooma! O ego agradece.

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  9. 1974-09 - Walls & Bridges eh lancado. Nele consta apenas uma musica do catalogo da Big Seven, a cancao Ya-Ya. Porem a versao dura 40 segundos e tem apenas Lennon no piano e cantando e seu filho Julian, entao com 11 anos na bateria. Levy se sente insultado e considera o acordo quebrado. Antes de reabrir o processo, procura marcar um encontro com John Lennon.

    1974-10-08 - Morris Levy e advogados encontra-se com John Lennon, May Pang e advogados. Lennon explica os problemas ocorrido com as sessoes com Phil Spector e, tendo lancado recentemente um album precisaria de tempo passar antes dele poder lancar outro disco para mercado absorver. Morris Levy fala sobre a possibilidade de vendagem atraves de catalogo via correio. Lennon se interessa pelo projeto. Ate aqui, as estorias sao iguais. O ponto de desacordo que vai para julgamento em corte mais tarde eh o seguinte: Segundo Morris Levy, Lennon lhe disse que para venda via correio dentro dos EUA, nao precisaria da permissao da Capitol Records. Lennon diz que o assunto precisaria da permissao da EMI Records.

    1974-10-09 - No dia seguinte Lennon recebe Levy em sua casa para ouvirem juntos as fitas de Phil Spector, comprovando assim a necessidade de se marcar novas sessoes para retocar material e gravar material complementar. Levy oferece residencia por uma semana em sua fazenda no interior de New York para Lennon e sua banda ensaiar. Lennon aceita.

    1974-10-17 - Lennon recomeca as gravacoes para o disco agora chamado John Lennon Rock n Roll.

    1974-10-24 - John Lennon passa a tarde no estudio mixando o disco. Dentro de alguns dias Lennnon vai entregar essas 'pre'-mixagens para Levy para que este tenha um comprovante de intencao de Lennon manter o acordo de gravar tres musicas do seu catalogo no proximo disco.

    1974-12-27 - Lennon leva Julian para Disneyworld. La ele se encontra com seu advogado para assinar documentacao consolidando o fim dos Beatles Inc com empresa e como conjunto musical. Tambem presente esta Morris Levy que pressiona para que se acerta a liberacao da EMI para o acordo que prever a venda do futuro album via catalogo.

    1974-12-31 - O advogado de Lennon escreve uma carta para Levy confirmando o intento de manter o acordo inicial, gravando tres musicas do catalogo da Big Seven em seu proximo album que esta em estagio de mixagem.

    1975-01-09 - Levy responde dizendo que aquele acordo caducou e agora o que foi acordado eh que Lennon entregaria a Levy o material gravado para ser prensado e lancado pela sua companhia Adam XVIII e vendido via correios. Ele avisa que acordos com vendagem via anuncios pela TV estao sendo fechados por todo o mundo.

    A esta altura Capitol Records fica sabendo do tal acordo feito em outubro do ano passado e fecha a questao deixando claro que Capitol e apenas Capitol Records iria tratar da vendagem do proximo disco do John Lennon.

    1975-02-09 - A saber disso Morris Levy pega as fitas pre-mixadas, prensa e lanca como o album Roots.

    1975-02-17 - Capitol se ve forcado a apressar o lancamento do album John Lennon Rock And Roll. Em seguida, manda um carta para Morris Levy informando que se ele nao cessar com a venda de suas prensagem, ele sera processado. Roots desaparece do mercado logo a seguir.

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  10. 1974-09 - Walls & Bridges eh lancado. Nele consta apenas uma musica do catalogo da Big Seven, a cancao Ya-Ya. Porem a versao dura 40 segundos e tem apenas Lennon no piano e cantando e seu filho Julian, entao com 11 anos na bateria. Levy se sente insultado e considera o acordo quebrado. Antes de reabrir o processo, procura marcar um encontro com John Lennon.

    1974-10-08 - Morris Levy e advogados encontra-se com John Lennon, May Pang e advogados. Lennon explica os problemas ocorrido com as sessoes com Phil Spector e, tendo lancado recentemente um album precisaria de tempo passar antes dele poder lancar outro disco para mercado absorver. Morris Levy fala sobre a possibilidade de vendagem atraves de catalogo via correio. Lennon se interessa pelo projeto. Ate aqui, as estorias sao iguais. O ponto de desacordo que vai para julgamento em corte mais tarde eh o seguinte: Segundo Morris Levy, Lennon lhe disse que para venda via correio dentro dos EUA, nao precisaria da permissao da Capitol Records. Lennon diz que o assunto precisaria da permissao da EMI Records.

    1974-10-09 - No dia seguinte Lennon recebe Levy em sua casa para ouvirem juntos as fitas de Phil Spector, comprovando assim a necessidade de se marcar novas sessoes para retocar material e gravar material complementar. Levy oferece residencia por uma semana em sua fazenda no interior de New York para Lennon e sua banda ensaiar. Lennon aceita.

    1974-10-17 - Lennon recomeca as gravacoes para o disco agora chamado John Lennon Rock n Roll.

    1974-10-24 - John Lennon passa a tarde no estudio mixando o disco. Dentro de alguns dias Lennnon vai entregar essas 'pre'-mixagens para Levy para que este tenha um comprovante de intencao de Lennon manter o acordo de gravar tres musicas do seu catalogo no proximo disco.

    1974-12-27 - Lennon leva Julian para Disneyworld. La ele se encontra com seu advogado para assinar documentacao consolidando o fim dos Beatles Inc com empresa e como conjunto musical. Tambem presente esta Morris Levy que pressiona para que se acerta a liberacao da EMI para o acordo que prever a venda do futuro album via catalogo.

    1974-12-31 - O advogado de Lennon escreve uma carta para Levy confirmando o intento de manter o acordo inicial, gravando tres musicas do catalogo da Big Seven em seu proximo album que esta em estagio de mixagem.

    1975-01-09 - Levy responde dizendo que aquele acordo caducou e agora o que foi acordado eh que Lennon entregaria a Levy o material gravado para ser prensado e lancado pela sua companhia Adam XVIII e vendido via correios. Ele avisa que acordos com vendagem via anuncios pela TV estao sendo fechados por todo o mundo.

    A esta altura Capitol Records fica sabendo do tal acordo feito em outubro do ano passado e fecha a questao deixando claro que Capitol e apenas Capitol Records iria tratar da vendagem do proximo disco do John Lennon.

    1975-02-09 - A saber disso Morris Levy pega as fitas pre-mixadas, prensa e lanca como o album Roots.

    1975-02-17 - Capitol se ve forcado a apressar o lancamento do album John Lennon Rock And Roll. Em seguida, manda um carta para Morris Levy informando que se ele nao cessar com a venda de suas prensagem, ele sera processado. Roots desaparece do mercado logo a seguir.

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  11. Beleza, Creedance, obrigado por acrescentar informações ao post.
    Legal que tudo está batendo, não poderia ser diferente, eu esqueci de te dizer que havia checado as informações também no All Music Guide e no Wikipédia (esse último é sempre meio suspeito), mas é sempre bom tirar tudo a limpo. Consultei também algumas publicações da extinta revista Som Três (do Maurício Kubrusly) com textos do Mallagoli, como dizia a velinha da praça: "eu gosto das coisas muito bem explicadinhas, no seus míiiiiinimos detalhes" Hahaha!

    Só uma coisa está meio mal contada: essa estória do Spector ter pedido 90 mil doletas pelas fitas está parecendo que foi suborno. Acho que não foi bem assim. O Spector tinha direitos legais sobre a fita, afinal são frutos do trabalho dele. Mas John Lennon e a EMI também tinham. Se ele fizesse uma chantagem dessas, jamais voltaria a trabalhar com a EMI e ainda poderia ser preso e processado por suborno e seqüestro de bens. Posso não ser um expert em Beatles, mas um pouco das leis eu conheço. Depois disso, o Phil Spector voltou a trabalhar para a EMI e, se não me falha a memória (e a danada costuma falhara ultimamente), produziu discos do George Harrison e do Ringo. Se ele cobrou os tais 90 mil dólares, muito provavelmente, são os honorários e direitos dele pelo trampo. Talvez ele tenha chutado alto se aproveitando um pouco da situação, mas como diria o próprio John Lennon: it's all bussiness!"

    Abraço,
    woody

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  12. OK Woody. O adendo 'de resgate' foi meu. Os fatos indicam apenas que Capitol pagou 90mil pelas fitas.

    Phil Spector produziu All Things Must Pass e Concert For Bangla-Desh do George e so. Depois Harrison passou a produzir sozinho e bem mais tarde passou a produzir em pareceria com Jeff Lynn. Nao lembro de Spector produzindo Ringo. Ringo gostava de Richard Perry e Vini Poncia durante seu periodo com Apple. Depois ja nao acompanhei mais.

    Abracao Woody!

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  13. Ultimo detalhe que nem todo mundo sabe: as tres pessoas passando em frente do Lennon na capa do John Lennon Rock & Roll sao Paul McCartney, George Harrison e Stu Sutcliff.

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  14. Aaaaaah muleque!

    Sabe tudo de rock'nroll!!!

    Valeu mais uma vez!
    woody

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  15. Um detalhe que muita gente nao sabe: as tres pessoas desfocadas passando em frente do John Lennon na capa. Reconhece quem sao? Segundo consta trata-se de Paul McCartney, George Harrison e Stu Sutcliff.

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  16. Creedance,
    essa eu também não sabia!

    Da próxima vez que eu fizer um post beatlemaníaco vou te consultar primeiro, vai me poupar um tempão em pesquisa.

    Abraço,
    woody

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  17. mas o stu stuclif (sei la como escreve esse nome,ja estava morto.right?).
    Mas credance...deu show...Serio, muito legal

    Pena vc num conhecer mais os velhos e sessentoes ,mas VIVOS... .O john disse que tocava nos stones...NYC ahaha Piadinha
    abrs..woody e credance
    long live rock
    me,myself and I (chegando as 3 de franca e ja detonando)

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  18. Isso mesmo meu caro Me, My Self and I (aka Big Carlos), o tal do Stu Sutcliff já tinha apodrecido faz tempo.

    Quando puder liga aí, vamos tomar uma geladas!!

    Abraço,
    woody

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  19. Very Very Nice. Mucho Mucho Bueno

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  20. Hi Levin!

    Was a long time. Welcome back and thanks for the comment.

    woody

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  21. So para esclarecer, o disco John Lennon Rock n Roll foi gravado entre 1973-74, saiu em 1975, porem a foto da capa foi tirado no ano de 1961 em Hamburgo. Stu Sutcliffe estava mais vivo do que nunca e os Beatles eram um quinteto tocando no Top Ten Club. A foto foi tirado por Jurgen Vollmer, que os conheceu no ano anterior junto com Klaus Voorman e Astrid Kirshner. Todos os tres tem relevancia na estoria dos Beatles.

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  22. Any chance you could re upload this Lennon session, sounds like it might be great? Many thanks, Paul

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  23. So sorry Paul, I lost the file!
    But, If I find one day, I'll re-upload.

    Best wishes,
    woody

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