A história deste disco é praticamente o princípio do The Doors, uma das maiores e mais importantes bandas da geração flower power. Não seria nenhuma bobagem dizer que este trabalho foi a pedra fundamental do Doors. Tudo aconteceu mais ou menos assim: Ray tinha uma banda com seus irmãos Rick e Jim Manzarek chamada Rick and the Ravens, eles haviam conseguido junto a Aura Records um acordo para o lançamento de dois singles. O local escolhido para as gravações foi o Trans World Pacific Studios, localizado na Third Street de Los Angelis, Califórnia-EUA. Depois do fiasco do primeiro lançamento, ao invés de investir na prensagem do outro single, vislumbrando mais um fracasso a gravadora decidiu dar ao grupo as horas livres de estúdio e deixou por isso mesmo. Parece que a banda não tinha mesmo futuro, tanto que eles resolveram queimar essas horas investindo em um novo projeto. Ray estudava cinema na UCLA (University of California, Los Angeles) e lá ele tinha um colega chamado Jim Morrison que nunca havia cantado, mas escrevia uns poemas malucos e eles formaram um grupo batizado por Morrison como The Doors (as portas), nome inspirado no verso do poeta inglês William Blake: "Quando as portas da percepção forem abertas, o homem verá as coisas como elas realmente são: infinitas." O baterista John Densmore, que segundo a lenda, Ray conheceu em uma palestra do guru indiano Maharishi Maheshi Yogi (“carinhosamente” apelidado por John Lennon de Sexy Sadie), já fazia parte do grupo, mas o guitarrista Robby Krieger só entraria depois.
De modo que, na quinta-feira do dia 2 de setembro de 1965, lá foram os três acompanhados pelos irmãos de Ray, Rick na guitarra, Jim na gaita e uma garota da qual ninguém lembra o nome, no baixo, para fazerem esta épica gravação no Trans World Pacific Studios. Assistidos por Dick Bock, proprietário do estúdio, os Doors gravaram seis músicas em três horas, todas elas composições de Morrison (a sétima faixa “Hyacinth House” não é dele, mas essa música, incluída depois, não foi gravada lá). Imediatamente após a sessão de gravação, o grupo já começou a divulgar a demo pela região e Jim se admirava ao ouvir a sua voz gravada pela primeira vez. Para os fãs menos fervorosos do The Doors, a maior curiosidade aqui são “Hello, I Love You” e “Summer's Almost Gone” que estão entre as composições mais antigas do grupo. A impressão que nos dá ao ouvir este bootleg é a de que estamos diante de uma banda de garagem, o que The Doors realmente foi um dia.
Para completar esse post, eu resolvi incluir mais um bootleg histórico, Keeping The Fire Alive, gravado em janeiro de 1993 por ocasião da apresentação do The Doors no Rock & Roll Hall of Fame. Naquela oportunidade, o cantor do Pearl Jam, Eddie Vedder fez as vezes de Jim Morrison (falecido em Paris, no dia 3 de Julho de 1971). Esse bootleg foi gravado em duas partes. A primeira traz os ensaios (faixas de 1 a 10) realizados no dia 11 no Power Plant Studios e a segunda, o show do dia 12 no Rock & Roll Hall of Fame que aconteceu no Century Plaza Hotel, de Los Angeles, apresentando as clássicas “Light My Fire”, “Roadhouse Blues” e Break On Through.
Fonte -> Bootlegzone
The Doors - First Demos
Trans World Pacific Studios was located on Third Street and it was here for the first time that The Doors had ever recorded in a studio. Aura Records had seen that the previous single that Rick & The Ravens had released was not doing so well, so rather than going to the expense of pressing another single and watching it most likely fail, the record company had decided to give The Doors free studio time. The Doors spent three hours in the studio and recorded six demos. The owner for Trans World Pacific Studios was Dick Bock who also produced the demo tapes for The Doors.
The demo tapes were recorded before Robby Krieger joined the band. At that time, the group included Jim Morrison on vocals, Ray Manzarek on vocals/piano, John Densmore on drums, Rick Manzarek on guitar, Jim Manzarek on harmonica and an unknown girl that was hired from a local group to play bass. The only copies of these demo recordings were originally owned by World Pacific Studios, John Densmore and Billy James who at the time was a representative for Columbia Records.
From -> Bootlegzone
This stuff it's here just as a curiousity, and also to give us the opportunity to dedicate a little space to The Doors avoiding the usual things you can find anywhere in Blogland. The September 2nd,1965 The Doors - as a trio without Robby Krieger - recorded a demo at the World Pacific Jazz Studios of Los Angeles. This is probably their first recorded document ever, or at least the oldest available one we have found (except for track 7, that is of later and different origin). For non hard-die Doors fans it is curious to notice that two songs like Hello, I Love You and Summer's Almost Gone (a sort of blues, here) were among the earliest group's compositions. The more curious impression is to be in front of a garage-band, as The Doors really were at the time
To complete this post, I’m including another historical bootleg, Keeping The Fire Alive, made in January 1993 for occasion of The Doors show in the Rock & Roll Hall of Fame. At that time, the Pearl Jam singer Eddie Vedder was Jim Morrison´s (died in Paris, 1971) substitute. This bootleg was recorded in two parts: the first one is the rehearsals in the Power Plant Studios on January 11th and the second one, is the Rock & Roll Hall of Fame show at the Century Plaza Hotel, Los Angeles on January 12, featuring the songs “Light My Fire”, “Roadhouse Blues” and “Break On Through”.
Bonus Post
Woody,
ResponderExcluirJá tô "fazeno" os dauloudi e obrigado por esse post,camarada! Um grande abraço,Miguel.
Pô, hoje tu tá rápido no gatilho. Acabei de subir isso!
ResponderExcluirBão, mas taí pra isso mesmo, vai levando...
Abraço,
WOODY
Greetings Woody!
ResponderExcluirNice slab of garage Doors, but needs more mescaline...
Thanks!
Hey Snowmonkey!
ResponderExcluirIf you found some more mescaline, please give me a little bit!
Best Wishes
Woody